segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

De olho na arrecadação, Cambé investe na atração de concessionárias de máquinas agrícolas, ônibus e caminhões.


Cambé deu um grande passo no desenvolvimento econômico através da instalação da concessionária Horizon, revenda Jonh Deere que atua no ramo de máquinas agrícolas. Lourdes Aparecida Manfre Maçolla, Secretária de Desenvolvimento Econômico afirma que a loja se instalou na PR 445, as negociações ocorrem desde 2013 e a edificação de Cambé é matriz de Apucarana, Ivaiporã e Cornélio Procópio. São mais de 120 empregos diretos em oito mil metros quadrados construídos no terreno de 20 mil metros quadrados. A concessionária vai gerar altos índices de arrecadação de ICMS e ISS ao município. “A Horizon-Jonh Deere comercializa implementos agrícolas, peças, tratores, colheitadeiras, serviços de manutenção e assistência técnica. A logística de produção e vendas está organizada num ambiente climatizado, dando segurança e atendimento VIP a clientes, além de movimentar a economia local devido às máquinas agrícolas terem valores elevados”, afirma.                                                                                                                     
A Jonh Deere é uma marca conhecida mundialmente e a Horizon está no mercado desde 1997. Lourdes Maçolla relata que a escolha por Cambé se deve a diversos fatores, como a localização privilegiada no Norte do Paraná e a proximidade com o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, portos de Santos e Paranaguá, Argentina e Paraguai, locais que concentram alta produção e circulação agrícola. Ela agrega valor ao mercado local e atrairá novos negócios, uma vez que Mercedes Bens e Volvo se instalaram nas imediações e começarão as atividades no próximo semestre, transformando a PR 445 num pólo de veículos e máquinas de grande porte além de gerar mais de 390 empregos diretos. “Mercedes e Volvo comercializam ônibus e caminhões e estratégicamente vão expor seus produtos a consumidores que trafegam na PR 445 e BR 369. A sincronia da secretaria com o executivo é primordial para a vinda das concessionárias, além de incentivos fiscais e priorização da legalidade e transparência influenciarem processos”, relata.                                                                                                          Cambé é favorecida devido a logística viária e ferroviária, sendo este um motivo que levou a empresa Brado Logística a se instalar aqui e haver estudos para implantar porto seco e alfândega, representando menores custos no transporte e tornando o município mais competitivo. A Brado tem menor preço de frete, transporta congelados e commodities, além de haver estudos para ampliar segmentos. A vinda de empresas e a expansão de negócios locais fortalece o mercado imobiliário e comercial, pois muitos virão de outras localidades trabalharem e morar na região. “Vamos inserir no mercado pessoas qualificadas e contribuir com vários segmentos da economia através de novos recursos. A Secretaria de Desenvolvimento em parceria com a Prefeitura tem o papel de atrair empreendimentos e intermediar a infraestrutura de transporte coletivo, iluminação, saneamento, documentação e outros. Outra novidade é que está em negociação a vinda de outras empresas que se instalarão no loteamento José Bonifácio, onde há 300 terrenos a partir de mil metros quadrados cada, que aguarda documentação para venda”, relata.                                    
Com o maior ICMS do Paraná (9,47%), Cambé reverte isto diretamente na melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dando melhores condições a munícipes em relação à saúde e educação. “O resultado do crescimento é visto na construção de creches, escolas, postos de saúde e outros aparelhos públicos que beneficiam a população. É importante citar que o investimento em saúde dos municípios é obrigatoriamente de 15%, mas o executivo local direciona 29%. O superávit não é possível se não haver investimento e atrativo para manter as empresas instaladas”, relata.                                    
De olho no mercado interno, a secretaria criou a Sala do Empreendedor e tirou mais de dois mil empreendedores individuais da informalidade, gerando arrecadação ao município e empregos formais. “Na Sala do Empreendedor há cursos de capacitação e treinamento gratuito. Quem está na informalidade e ir lá não terá custos para formalizar e abrir o negócio. Auxiliamos desde o micro ao grande empresário”, pontua. 

Nenhum comentário: