terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A leitura, por Aldo Moraes


A palavra é elemento fundamental para a comunicação do ser humano. Um horizonte se abre quando ainda crianças aprendemos as primeiras sugestões de interação com nossos pais e familiares. Um universo de possibilidades ocorre quando vamos para a escola e entramos na magia de letras, frases e textos completos.
De todas as invenções humanas, a escrita é especial porque nos leva ao coração e à mente de outras pessoas e nos conecta com o passado e com nossos sentimentos. O livro, o jornal e a revista são extensões da imaginação humana e por isso são tão fascinantes em nossa vida diária.
Através da literatura, viajamos por países e terras distantes, enxergamos seres fantásticos e compreendemos melhor os fatos históricos que levaram a humanidade aos tempos de guerra e de paz.
A transmissão do conhecimento e daquilo que foi produzido por pensadores e artistas no passado se dá através dos livros. Por isso quem lê, desenvolve e amplia um leque maior e mais rico de vocabulário e claro, se comunica melhor com as diferenças que nosso mundo moderno apresenta.
O hábito da leitura pode ser estimulado e desenvolvido em qualquer idade, mas quando os pais e educadores apresentam a magia dos livros para as crianças, elas tomam gosto pela leitura e seguem pela vida adulta tendo o livro como companheiro.
O despertar da imaginação criativa, a compreensão de mundo e a facilidade de comunicação são estimuladas pela leitura durante toda a vida. Portanto, abrir este jornal pode ser uma fascinante aventura de conhecimento, cultura e lazer.



Nenhum comentário: