domingo, 14 de junho de 2015

Núcleo Setorial de Assessoria de Imprensa.

          A idéia do Núcleo Setorial de Assessoria de Imprensa surgiu no ano passado em Santa Catarina. A princípio, a jornalista Andréia Monclair, da ALIA Comunicação, que participou de várias reuniões, diz que o foco da assessoria está no rádio, televisão e nos veículos impressos. Até um certo período, não se sabia o que era assessoria, eram poucas as universidades que ofereciam a disciplina e quando as empresas se formaram, foi quando muitos profissionais experientes saíram da mídia diária e migraram para as assessorias. 

          Hoje, em Londrina, 40% da categoria trabalham ou possuem uma empresa de assessoria. No Brasil, o número de profissionais pode chegar a 1/3. Apesar do aprimoramento ser caro, o projeto surge para cobrir as vagas no mercado de trabalho e com a intenção de gerenciar negócios através da apresentação de um plano de comunicação para as empresas e também fortalecer a categoria na discussão de pisos e mercados. Monclair afirma que o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor), criou o projeto Empreender, que dá estrutura de cursos e capacitação para diversas profissões, convida para discussões. 

          O Núcleo Setorial de Assessoria de Imprensa de Londrina surgiu em abril deste ano e conta com 17 jornalistas, além de receber convidados para as reuniões, dois treinamentos e pretende montar um grupo de mídia trainee. Outra medida foi o levantamento das empresas que possuíam assessorias, através destes dados, foram distribuídos questionários para pesquisa. O resultado foi que a comunicação das empresas com a mídia e o mercado vêm crescendo e muitos empreendedores e empresários viram a necessidade das suas empresas criarem contatos. Com o princípio de que o jornalismo de redação é diferente das assessorias de comunicação e que o jornalista não pode ser o porta-voz da empresa, mas sim atribuir esta atividade a algum diretor, Monclair afirma que a assessoria deve ser ética e manter os princípios do jornalista, sendo que a transparência é o princípio básico para a construção da rede.

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