sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A liberdade de imprensa e a objetividade podem ser consideradas como fatores que regem a imprensa norte americana.

Segundo alguns leitores esses fatores são bons para que se desenvolva uma boa imprensa, além de estimular o senso crítico. Pesquisas indicam que 58% da população daquele país concorda com a liberdade de imprensa, seja ela de qualquer forma e até mesmo agindo de uma maneira irresponsável.
A liberdade e objetividade devem também se contrapor aos modelos políticos, já que isso foi provado no Brasil na década de 60, onde os jornais, que na maioria, eram contra o regime militar existente. Porém pode se observar que a liberdade de imprensa não era totalmente completa ou em alguns casos era inexistente, já que alguns veículos, muitas vezes sofriam duras censuras e muitas vezes eram cassados os direitos de publicação. Nos Estados Unidos, desde a sua independência, é direito da população que os veículos sejam impresso. Isso é comum naquela nação, sendo que os jornais muitas vezes não são atacados ou prejudicados por governos. Fatos como o do ex-presidente Thomas Jefferson, que defendia a anulação de leis que censuravam e prendiam pessoas que publicavam algo que era contra o modelo americano foi comum, sendo que na ocasião da eleição de Jefferson a presidência dos Estados Unidos, o presidente acabou com tais leis, libertou os que estavam presos e ainda pagou uma indenização aos presos..
Porém nos Estados Unidos ainda existem algumas restrições para quem publica algo que possa comprometer a estrutura ou desestruturar alguma forma democrática que exista no país (isso de certa forma pode até ser observado como uma contradição).
No Brasil, seguimos um modelo de imprensa que está no molde dos países europeus, como a França, Portugal e Espanha. Esses países, que também são os grandes influenciadores na nossa literatura e idioma , são os principais moldes que o Brasil no jornalismo até os anos 20. Sendo que após este período, o pais adotou uma linha que seguia os padrões Norte Americanos.
Outro fator importante que marca muito a liberdade de imprensa e a objetividade é o padrão de Responsabilidade Social, algo que começou a ser exercido após a segunda Guerra Mundial. O conceito de Responsabilidade Social pode ser aplicado as publicações que buscam de alguma forma introduzir através das matérias algo que tenha cunho ou caráter social e que ajude a desenvolver a sociedade, sem falar é claro da aplicação de valores que são desenvolvidos e estimulados..
A liberdade também tem muito a ver com a cultura e costumes de um povo, sendo quem os moldes da cultura e de comportamento influencias muito caráter da liberdade. No Brasil, alguns costumes das populações que podem ser de alguma forma preconceituosos para algumas pessoas de outros países, podem receber censura,, a situação também deve ser observada por uma ótica contrária.
Com relação à objetividade vale lembram que nos Estados Unidos à maioria dos jornalistas tentam aplica-la na medida do possível, já no Brasil, segundo o autor, a objetividade é algo que é impossível de ser aplicada, isso devido muitas ao partidarismo que influencias os jornalistas e os jornais.
Outro fator que influencia na objetividade ou na pós-objetividade é que no Brasil a influencia de idéias de esquerda, ou marxista é muito grande, já nos Estados Unidos este pensamento é muito restrito.

Nenhum comentário: