segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Atualidade do Conceito de Comunicação em Paulo Freire

As idéias de Paulo Freire permanecem atuais, mesmo 30 anos depois de formuladas.

O Conceito de Comunicação:

Transmissão = Comunicação. A co-participação de sujeitos no ato de conhecer é a extensão no sentido de transmissão, transferência, invasão, entrega, doação, messianismo, mecanicismo, invasão cultural, manipulação, etc.

Visão de Paulo Freire da Natureza Humana
O educador tem que ter uma concepção do mundo e dos seres humanos: estes se diferem dos animais por criarem e inovarem seu mundo. E o que vale para o educador vale para todos as outras pessoas.

Relações Homens-Mundo = Práxis (relação do homem com o mundo), marcada pela postura crítica, pluralidade, conseqüência e transcendência. Os homens são seres de relações que interagem com o mundo na práxis e estão com ele.

Contatos Animal-Mundo = Contatos, marcada pela ausência de postura crítica, singularidade, inconseqüência e imanência. Os animais são seres que se adaptam ao mundo e estão nele.

Os homens não são objetos, mas Sujeitos criativos, com autoconsciência e que interagem com o mundo.

O diálogo, a comunicação, a relação Eu-Tu não é uma dimensão do ego, é uma realidade existencial e ontológica no qual o ego é criado e através do qual se satisfaz e se autentica.

O mundo social não existiria se não fosse capaz de se comunicar, pois o mundo dos seres humanos é um mundo de comunicação. Esta é que torna os homens realmente humanos.

A Comunicação como Relação Social e Política

Eduardo Nicol: o conhecimento só é possível, além das relações gnosiológicas, lógicas e históricas, também com a relação dialógica. O sujeito pensante não pode pensar sozinho. Não pode pensar sobre os objetos sem a co-participação de outro Sujeito. Não existe um ‘eu penso’, mas sim um ‘nós pensamos’.

Comunicação = diálogo (sendo este não a transferência de saber, mas encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados). A comunicação é dialógica:

Comunicação é a co-participação dos Sujeitos no ato de pensar. É a situação social em que as pessoas criam conhecimento juntas, transformando e humanizando o mundo, em vez de transmiti-lo, dá-lo ou impô-lo. É a interação, fundada no diálogo, entre sujeitos iguais e criativos.

Palavra = Reflexão + Ação. “Não há palavra verdadeira que não seja ao mesmo tempo práxis. Assim, dizer a palavra verdadeira é transformar o mundo”.

Ao aprender a ler e a escrever se percebe realmente o que é dizer a palavra: um comportamento humano que envolve ação e reflexão. Dizer a palavra em um sentido verdadeiro, é o direito de se expressar e de expressar o mundo, de criar e de recriar, de de4cidi, de optar. Como tal, não é privilégio de uns poucos com que silenciam a maioria.

Freire considera a desumanização como o problema central da segunda metade do século XX. Para combatê-la, ele propõe a ação cultural revolucionária que é uma revolução dialógica para que os homens reconquistem sua voz no mundo. No processo de libertação os “oprimidos” (que tiveram a humanidade roubada) não devem, ao procurar reconquistá-la, se transformar em opressores de seus opressores (os a roubaram), mas sim restaurar a humanidade de ambos. A libertação é a emancipação do trabalho, é a superação da alienação, é a afirmação dos homens enquanto pessoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente sintese!!!
Clara e de facil entendimento.