sábado, 1 de março de 2014

90% das câmeras de monitoramentos já estão operando em Ibiporã;

Já funcionam, em caráter experimental 90% das câmeras de monitoramento, que operam 24 horas. Segundo o chefe do Núcleo de Defesa Civil, José Laurindo Petri, ainda falta o sistema de monitoramento no 2º Pelotão da Policia Militar, que aguarda processo licitatório. “Na prefeitura temos seis pessoas monitorando através das câmeras, espalhadas em locais de maior circulação. 

Os resultados são positivos, sendo a função delas não de prender, mas registrar imagens, usadas pelas policias, Ministério Público e Promotoria, em processos. As imagens ficam arquivadas por trinta dias e caso sejam solicitadas, são arquivadas por tempo indeterminado”, afirma. As nove câmeras instaladas tem alcance de 500 metros, além de zoom óptico. Petri cita que há previsão para mais onze câmeras, através da parceira entre a prefeitura, Ministério da Justiça e o Consorcio da Região Metropolitana de Londrina.

Além das câmeras de segurança, José Petri diz que o Núcleo de Defesa Civil, órgão especial ligado ao Gabinete do Prefeito, está envolvido com os serviços de urgência e emergência como o SAMU, SIATE e Bombeiros, lembrando que estes serviços possuem sistema de identificação de chamadas telefônicas. “Em caso de trote, pode ocorrer à prisão quem comete o delito”, diz. O núcleo possui 86 voluntários para atuar em catástrofes e brigadistas contra incêndios. “A meta é capacitar 100 pessoas nos bairros e órgãos públicos, afim de coibir incêndios facilmente dominados”, ressalta. Junto a Secretaria de Obras, o núcleo também realiza poda de arvores, visando mais segurança, além da manutenção da iluminação publica sob responsabilidade do município. 

Outro projeto do Núcleo de Defesa Civil é a municipalização do transito, com o objetivo de orientar, resolver conflitos e educar motoristas. “Pelas câmeras a policia identificou e retirou flanelinhas que causavam constrangimentos a motoristas”, finaliza. 

Mas e a população. Ela aprova o uso de câmeras em locais públicos? - Não basta instalar as câmeras. Elas devem funcionar e a policia deve agir nos mais diferenciados casos, como furtos, assaltos e tráfico de drogas. Elas ajudam a coibir a criminalidade, já que a violência está em todas as cidades.

Clóvis Rodrigues dos Santos.
Clóvis Rodrigues dos Santos, aposentado de 43 anos e morador do Dorival Brusch. - Tudo feito em pról do povo é benéfico. Promover a segurança pública é obrigação dos entes federativos. Não apenas câmeras de monitoramento devem ser instaladas, mas ações efetivas como viaturas e mais policiais são necessários. Fábio Aparecido da Rocha, Auxiliar de Produção de 29 anos e morador do Bom Pastor. - As câmeras são excelentes na segurança. Tenho filhos pequenos e quando eles veem na praça central fico preocupado. Aqui tem usuários de drogas e isto estraga a imagem de Ibiporã. Valdecir Dias da Silva, pedreiro de 43 anos e morador do Centro. - Tem que haver segurança nos lugares públicos para coibir bandido e malfeitor que vem nos roubar. Devido a minha idade não saio na rua à noite com medo de ser assaltado. Até durante o dia os ladrões levaram meu dinheiro. Tem que ter policia sim. Eliseu Antunes Martins, aposentado de 76 anos e morador do Bom Pastor.

Nenhum comentário: