sábado, 1 de março de 2014

Em seu primeiro mandato, vereador Marcos da Ambulância se destaca com projetos voltados a saúde pública.


           
A atuação do vereador Marcos da Ambulância na saúde pública se consolida através de propostas e ações sérias com resultados efetivos. Uma das conquistas foi a reforma e ampliação do Posto Eugênio Dal Molin. Na primeira etapa da obra será alterado o padrão de entrada, feita a reforma de dois banheiros e calçada externa, com investimentos de R$141 mil.

    A segunda etapa, que inclui a troca de pisos, janelas e ampliação das salas de atendimento começa assim que o processo licitatório for concluído. A previsão para finalizar a reforma e ampliação do espaço é para o começo de 2014. Com o inicio das obras, a marcação de ambulância, a fisioterapia e os exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) serão transferidos para o espaço onde funcionava o CAPS Adulto, na Avenida 19 de Dezembro, 44. Uma casa na Rua José Bonifácio está recebendo adequações para o atendimento ser transferido para lá.
          Ao todo, mais de R$1 milhão serão investidos e parte dos recursos é provenientes do Ministério da Saúde, via Fundo Nacional de Saúde. A ampliação do posto foi possível graças à cessão do imóvel pertencente à extinta Fundação de Saúde Caetano Munhoz (onde funciona o centro de saúde) para o Município.                                                             
       Outra ação do vereador foi o pedido para incluir Ibiporã na lista de municípios para receber o Programa Mais Médicos do Governo Federal, junto ao deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados André Vargas. “Tive a oportunidade de conversar com o parlamentar e solicitei a inclusão de Ibiporã para receber o programa”, explicou.·.
     Segundo Marcos, a iniciativa visa trazer médicos para amenizar o problema no atendimento à saúde. “Nossa proposta é melhorar este serviço essencial aos mais necessitados. O deputado disse existir chances de Ibiporã ser inclusa no projeto”, disse.
         Além da preocupação com a UBS e a vinda de mais médicos a Ibiporã, Marcos da Ambulância é autor da lei da Lista de Remédios, aprovada pela Câmara dos Vereadores. A lei dispõe sobre a fixação obrigatória da lista de medicamentos disponíveis na Rede Pública de Saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde, Hospitais Públicos e no endereço eletrônico oficial da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. A lei prevê que a lista deve conter os nomes dos medicamentos e sua composição, além de ser colocada em local de fácil acesso e visualização. “A iniciativa visa disponibilizar de forma acessível todos os medicamentos que o Poder Público oferece, democratizando a informação e o acesso. Quando o cidadão chegar a Unidade de Saúde, saberá se o medicamento que precisa pode ser adquirido gratuitamente ou não, e caso tenha este direito, poderá requerer o mesmo, democratizando o acesso”, finaliza.



Nenhum comentário: