sábado, 16 de agosto de 2008

PMDB Jovem convida a todos que desejam participar, conhecer e debater política

O engajamento dá á juventude maior consciência e criticidade quanto à realidade social que o cerca. As formas de participação política são diversas e podem ser representadas na escola, associação de moradores, movimentos populares, estudantis, no seu condomínio ou em debates e discussões baseadas em fatos. E é a juventude que representa mais de 40% dos votos que tem o dever de se informar para formar opiniões.
Em Ibiporã o PMDB Jovem é uma das entidades que exerce esse papel cívico. O grupo, que compreende em torno de 250 pessoas entre 16 aos 35 anos, nasceu com a intenção de incutir debates políticos, sociais, promover eventos e criar projetos públicos voltados ao jovem, ao esporte, à educação e ao emprego. “O PMDB Jovem tem membros do movimento estudantil, hip hop, skatistas e pessoas da sociedade civil em geral”, diz Thiago Eik Mendes Paloco, 21 anos e acadêmico de Direito. Sem vínculos às esferas do Poder Público, a entidade sobrevive de eventos e mantém um fundo, no qual, por exemplo, pôde comprar ovos de chocolate para doar a crianças de Ibiporã na última Páscoa.
Rafael Santana, 22 anos, é do movimento estudantil e relata que o mesmo tem grande força e representatividade dentro do PMDB Jovem. “Existem cidades que possuem Secretaria de Juventude, como Foz do Iguaçu. O órgão ajuda gestores públicos a criar planos de governo voltados ao segmento”, conclui. Segundo Rafael, muitos jovens são despolitizados e votam em candidatos despreparados e que não tem compromisso sério com a cidade. “São poucos o que se ligam na política”, completa. Acadêmico de Direito, Rafael lembra que infelizmente a culpa não é do jovem, mas de uma mídia que não contribui para a formação do caráter crítico do cidadão. Para que haja mudança, é preciso criar fóruns, debates e trazer à cidade personalidades influentes para estimular a critica através de palestras e oficinas.
Jair Soares de Oliveira, 18 anos, estuda no ensino médio do Teotônio Vilela e lamenta que a cultura política do brasileiro dê prioridade a corrupção e elege políticos que “compram” votos pela contratação de cabos-eleitorais. “Perde-se quatro com isso”, lamenta.
Segundo Thiago, o PMDB Jovem precisa de mais pessoas participando e trazendo proposta e projetos. “A juventude precisa de trabalho, ter uma profissão e fazer aquilo que gosta. Temos um pensamento diferenciado e o envolvimento partidário leva ao esclarecimento político”. No período de seis anos, no qual atua na entidade, aprendeu muito, conheceu diversas pessoas e criou novas concepções que o ajudaram a se tornar um cidadão.
Aos interessados em conhecer o trabalho do PMDB Jovem, ele está de portas abertas a todos. Para participar ou se filiar, o interessado deve procurar o gabinete de qualquer um dos vereadores do PMDB com o título de eleitor, CPF e RG.

Nenhum comentário: