terça-feira, 12 de agosto de 2008

Apesar de discriminado, grafite tira jovens e adolescentes de situações de risco

O hip-hop, representação artística das periferias que surgiu na década de 70, no bairro do Bronks, em Nova York, é a junção de quatro elementos: break, que é a dança; o MC, Mestre de Cerimônias, que canta; DJ, que é a pessoa responsável por tocar as músicas; e pelo graffiti, que são as pinturas feitas a partir de spray.
Este último elemento, o grafite, segundo Tadeu Alberto Júnior, conhecido na cena hip-hop por Carão, é uma arte milenar, inspirada na pictografia, antigos desenhos feitos nas cavernas desde o principio da humanidade. No entanto, Carão diz que se antigamente eram usados materiais como a pedra, folhagens, madeira e ossos para fazer as imagens, hoje o spray substitui tudo isso, dando qualidade e agilidade aos trabalhos.
Trabalhando como arte-educador no projeto Pe. Leonardo Murialdo, que é mantido pela EPESMEL, Carão diz que não aprendeu o grafite sozinho. Com aptidão para desenhar, começou a desenvolver-se a partir de aulas em oficinas de grafitagem.
Ciente de que um arte-educador deve ser uma pessoa engajada e preocupada com as questões sociais, Carão aborda que o grafiteiro, da mesma forma que o MC, constrói seus trabalhos a partir do que acontece ao seu redor. “Não podemos ficar restritos somente à periferia, mas devemos abordar temas mais profundos, como política e sociedade”, diz.
O engajamento se faz necessário devido o grafite ser uma ramificação da pixação, ser marginalizado e visto como algo errado ou uma depredação. Porém, durante as aulas na EPESMEL, é criado, nos alunos, a consciência de que o grafite é uma arte que exprime a angústia e a luta dos oprimidos contra seus opressores. “Existe a busca pela transformação social do aluno, que muitas vezes pode estar em situação de risco, ou exposto à violência. O grafite é uma oportunidade para os que tem habilidades para desenhar, desenvolver técnicas e no futuro, expressar sua arte de outras formas, como na pintura de quadros e telas”, completa o arte-educador.
Apesar de não haver o retorno financeiro esperado, Carão diz que o reconhecimento do serviço prestado à comunidade, ao resgatar um adolescente do crime, é a maior gratificação que se pode receber.


Reconhecido pelo talento, Carão participou de vários encontros de grafiteiros

Além de dar aulas na EPESMEL, Carão e o amigo Hugo Fabiano Rocha, que também é arte-educador, já participaram de vários encontros de hip-hop e de grafitagem. Em um deles, o Encontro Paranaense de Graffiti, realizado em setembro de 2005, em Mandaguari, a dupla ganhou o primeiro lugar, onde a disputa, ou “batalha”, era fazer um desenho free-style (estilo livre), num tapume de madeiriti de 1,50x2,10. “Enquanto os MC cantavam, a gente fez um desenho em três tapumes”, conta Hugo.
Mas este não foi o único evento que participaram. Carão e Hugo participaram de mostras não competitivas em Londrina, São Bernardo do Campo e Curitiba, sendo que esta, em outubro de 2005, foi a de maior repercussão, pois havia grafiteiros de várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Neste evento, em Curitiba, éramos os únicos do interior e até tinha uns gringos vindos de Santiago, no Chile e de Los Angeles, dos Estados Unidos”, completa Hugo.

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