sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Enquête - O que vamos fazer com o trem???

Ibiporã, como muitas cidades no Norte do Paraná, tem malha ferroviária que passa dentro da cidade. Os trens representaram glamour e principalmente o progresso. Mas, infelizmente, hoje traz apenas transtornos, acidentes, mortes e barulho. O que poderia ser feito para melhorar a situação?

- A cidade está crescendo e a linha impede o desenvolvimento, além de causar mortes. Retirar os trilhos é muito caro, deveriam sinalizar com um cancela e colocar guardas para vigiar as passagens de carros e pessoas. Com isso os acidentes diminuiriam drasticamente. – Alceu de Almeida, de 68 anos e morador do Jardim Pérola.

- Conhecia muita gente que morreu ou foi atropelada pelo trem. Não adianta porque ela não para. Ele deveria sair daqui, como em Londrina, e dar lugar a uma vistosa avenida. Fica até difícil para trabalhar de Ônibus. Quem mora abaixo da linha, tem que correr na frente do trem para não perder o coletivo. Imagine o risco? Com a construção do terminal nas proximidades será mais perigoso. – Judith Mota, 50 anos e moradora do Jardim Pérola.

- Esse trem é tão perigoso que arrastou um ônibus por centenas de metros. Tenho pena das crianças que tem dificuldades para dormir devido o barulho. Só quem mora próximo à linha sabe a angústia que passamos. Não é obrigação do município a retirada, mas da empresa que administra. Deviam ser mais sensíveis. – José Lair Teixeira Pontes, 63 anos e morador do Centro.

- Isso é um assunto muito polemico e que gera debates. Porém, a maioria da população é a favor da retirada. A linha desvaloriza os imóveis, as casas próximas têm muitas rachaduras e muitos amigos já morreram ao tentar atravessar a linha. Quando estou ao telefone, tenho que falar mais alto, pois algumas vezes são três locomotivas puxando oitenta vagões. – Jorge Henrique Silva, de 24 anos e morador do Conjunto Ciro Ibirá de Barros.

Nenhum comentário: