quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pastoral da Comunicação comemora dez anos levando o evangelho à casa dos fiéis.

A Igreja Matriz Pio XII, junto com as pastorais, desenvolvem atividades e eventos que precisam ser divulgados. Isso insere a igreja no cotidiano da população. Pensando nisso, foi criada há dez anos, a Pastoral da Comunicação e um programa no Canal 21, o “Anunciando Paz”, que vai ao ar todos os domingos, das 12hs30 às 13hs30. “A idéia surgiu com o Padre Antônio Palermo e o primeiro coordenador, por seis anos, foi Nei Carvalho. Nesse período muitos se envolveram”, relata Moisés Luis da Silva, que mora no Rino Nogarutu e atua como editor e câmera-man. Moisés lembra que na época do convite feito por Carvalho, não sabia operar as câmeras, mas revela que hoje assiste TV para captar ângulos, além de estudar livros e revistas específicas do assunto.
No total são três editores e uma equipe com câmeras, apresentadores e auxiliares. São divulgadas atividades das pastorais, que são mais de 70 e abrangem crianças, saúde, carcerárias e outros. Dividido em três blocos, o “Anunciando Paz” é composto por entrevistas, mensagens de reflexão, atividades da igreja e o evangelho da missa de domingo. “O que mais toca o coração dos telespectadores é o testemunho”, diz o coordenador Jefferson Eccard, do Residencial Tupy.
Rodrigo Ferreira, de 36 anos, diz que ninguém ganha salário ou benefícios para atuar na Pastoral da Comunicação, devido o voluntariado. Morador da Vila Romana e no grupo há três meses ele afirma que o objetivo é divulgar as ações da Igreja Católica em Ibiporã. Membro da Pio XII e com dois filhos matriculados na catequese, Rodrigo foi convidado a participar da pastoral e atua como entrevistador. “O voluntariado ajuda a servir a Jesus, além das atividades lhe darem crescimento espiritual.”
Uma das apresentadoras do “Anunciando Paz” é Marilza Ribeiro Longui, que mora no centro. Ela cursou jornalismo e sempre quis trabalhar num jornal. Em 1999 foi convidada para assistir um bloco sobre Maria de Nazaré em que os participantes cantavam e davam testemunhos. Gostou da experiência, pediu para entrar no grupo e continua até hoje. “O retorno é visto quando nos param na rua para comentar a respeito do programa”.
Independente do cargo, todos exercem uma função na pastoral. Seja filmar, entrevistar, tirar fotografias, apresentar ou arrumar cabos. Todo o arquivo desses dez anos está guardado em VHS ou DVD e já aconteceram transmissões ao vivo, como à posse do Bispo Dom Pedro Zilli, natural de Ibiporã e bispo em Guiné Bissau.
O padre Severino Crimella, de 78 anos e há três na Paróquia, diz que pastoral sem comunicação é deficiente e com os instrumentos modernos é obrigação do evangelizador ter serviços de rádio, TV e jornais a sua disposição. “Estamos no ano Paulino, que remete a Paulo. O apóstolo prega que o evangelho deve ser divulgado. Se Paulo fosse vivo nos dias atuais seria um grande comunicador. Não podemos nos esquecer que para comunicar a palavra de Deus, a pessoa deve ter uma vida cristã”, afirma. Lembrando Jesus, Severino fala que durante sua vida ele ensina o grande mandamento: Ide e anunciai meu evangelho a todas as criaturas. “Proclamar é fundamental”, diz o padre, defendendo o papel da igreja no meio social.
Severino acredita que a animação missionária deve ser levada a frente pelos meios de comunicação. Com espaço no programa “Anunciando Paz”, todos os domingos o padre lê o evangelho da missa. “Anunciamos com educação e não com gestos emotivos. Isso é superficial. A igreja educa para a vida cristã. É uma catequese que leva o patrimônio cultural adiante. A igreja ajuda a estruturar a sociedade e as bases da família, mas muita coisa da TV não tem relação com Deus”.
Moisés diz que uma Pastoral bem feita é preparada de conteúdos que buscam a evangelização como cultura, onde os instrumentos de comunicação são fundamentais. A isso se deve aliar a técnica com religião, política e moral, não bastando apenas orar, mas ter a cultura religiosa nos aspectos sociais da vida humana.
Nesses dez anos, Moisés relata que a tanto a pastoral, quanto a audiência do programa estão crescendo. “A evangelização pelos meios eletrônicos alcança um numero maior de pessoas”. Com perfil na internet, o “Anunciando Paz” conta com mais de 160 membros e as visitas chegam a mais de 1600 por mês. “Abrangemos até cidades vizinhas, como Sertanópolis, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso e outras. Muitos sintonizam o programa para saber o que acontece em Ibiporã”, finaliza.

Um comentário:

Fran e Wesley disse...

Parabéns pelo 1º artigo feito da pastoral da Comunicação. Que este seja o primeiro de muitos artigos. Muito obrigado pela atenção dipensada á Pastoral.