sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Opinião a respeito da Folha de Londrina

A Folha de Londrina se consolida, a cada dia, como o melhor jornal do Paraná. São 60 anos de história e transformações no aspecto gráfico e editorial. Fatores que geram respeito e credibilidade. A isso, soma-se a participação ativa nos processos de transformação dos fatos políticos, históricos e sociais de Londrina e do Paraná. Ultimamente, o veículo traz o caráter vanguardista e combativo quando se refere aos interesses comuns. A demonstração é vista nas capas e nas manchetes, que são polêmicas e, recentemente, com senso popular. Isso instiga a sociedade civil a pensar e articular ações de interesse coletivo. Não são pautas fundadas em discursos político ideológicos, mas na formulação do senso crítico e argumentos para debates. A esse ponto, a Folha preza pela imparcialidade, apuração dos fatos e a busca de um consenso.
As críticas contundentes se encontram no conteúdo político. Curitiba é muito focada. Não que a Folha não trate as questões locais. Isso é feito e com muita responsabilidade através de investigações e quando leva e explica ao leitor situações que envolvam corrupção ou irregularidades no âmbito da administração pública ou privada. Tal relação não deve ser censurada e a critica não pode ser considerada como “bairrista”. O jornal tem circulação no Estado, é de Curitiba que emana muita das decisões políticas e lá se encontra o Palácio de Iguaçu e a Assembléia Legislativa. Quanto mais próxima for à relação de uma cidade com a capital, com maior atenção serão atendidos seus interesses.
Os cadernos de Cidades e Economia são atrativos a parte. O caderno de Economia, por exemplo, é uma das engrenagens que auxilia a transformação de renda em investimentos, dá confiança e informa a muitos setores índices econômicos atualizados e fatos que envolvam investidores. No caderno de Cidades o leitor é orientado quanto a cursos e eventos e tem espaço para críticas pela via da participação, quando leva ao jornal algum problema de sua região. Isso não acontece em outros jornais. Quanto maior for o grau de envolvimento do leitor, maior será sua representatividade. As expectativas e anseios são enormes quando relacionados ao que o atinge. Essa posição de referencial, que envolve o cidadão, seus direitos, deveres e participação na tomada das decisões, é o reflexo do jornalismo feito de forma séria, com responsabilidade e ética.

Nenhum comentário: