domingo, 24 de agosto de 2008

A ordem capitalista

No atual contexto político e econômico, o mundo sofre mudanças que contribuem para a desestruturação da paz e a quebra da harmonia no sistema. Os recentes atentados terroristas causados por questões religiosas e principalmente por conflitos de territórios no Oriente Médio, faz com que as potências do eixo norte criem terror com invasões de soldados e bombardeios que causam mortes.
Enquanto isso na América, os Estados Unidos, criam foguetes que passam dos 10.000 kilometros por hora, que infelizmente não parecem serem construídos para avançar os estudos tecnológicos, mas sim para disseminar o medo com a revelação de uma potente arma de guerra. Enquanto, aqui na América Latina, acordos comerciais que preservam a Lei de Biosegurança, junto à China, trazem a ética para o centro da discussão, permeada pelo tratado antiatômicos com a Alemanha e o fechamento da barreira com o Paraguai. Porque esses problemas causam tanta agitação que compromete a paz?
O que se entende é que o mundo sofre a ação contundente do capitalismo, que vem para devastar e destruir as possibilidades no avanço tecnológico e da modernidade. Conflitos no Iraque não podem ficar resumidos somente a questões ligadas ao terrorismo, que só gera a morte e a destruição, mas, a verdade é que os rebeldes devem ser ouvidos para a iniciação do processo de paz e a estruturação de um povo que sofre com doenças e principalmente pela pobreza.
A América Latina, junto à Ásia cria acordos comerciais que dão forças na construção destas sociedades, consideradas atrasadas pelo eixo do norte, mas que buscam através de acordos, a melhoria do seu povo, através de cunho social.
Fica ao leitor, a consciência de que a paz no mundo pode estar ameaçada por questões que confrontam os interesses humanos e que partam para ilógica do capitalismo. A América Latina e a Ásia são as bases dos países em desenvolvimento e por isso não se podem deixar intimidar pelos Estados Unidos, que impossibilita o crescimento, sendo mais cabível e diplomático a criação de medidas bilaterais, como situações que levem ao desarmamento e a permanência da paz permanente.

Universidade Estadual de Londrina
Técnicas de Reportagem, Pesquisa e Entrevista III
Docente: Osmani Costa
Discente: Marcelo Souto Severino

Nenhum comentário: