sábado, 26 de outubro de 2013

Surgido na década de 40, Estrela do Norte mantêm viva suas memórias

A história de Ramon Louzado se entrelaça com o Estrela do Norte, time de futebol que marcou Ibiporã, ao ser o primeiro profissional da cidade. Segundo Ramon, o Estrela surgiu a partir da força de vontade de amigos, que compraram bolas e uniformes para montar a equipe. “Na época não havia o campo fechado, como é hoje. Em 1948 ganhamos perobas e o fechamos. Já na década de 50 estávamos inscritos na Federação Paranaense e na Confederação Brasileira de Futebol, a CBF.”, lembra. A veracidade da informação se confirma numa pesquisa dos arquivos da Federação Paranaense, de 1965, onde o Estrela do Norte figura inscrito no campeonato, disputando contra os times do Grêmio Maringá, Nacional de Rolândia, Londrina Futebol e Regatas, São Paulo de Londrina e União Bandeirantes.

Apesar do esforço e pioneirismo de Ramon Louzada, as coisas não eram fáceis. “Ibiporã possuía cerca de dez mil habitantes e tínhamos pouca verba para tocar o time. O improviso se via na escalação, onde ora o mesmo jogador atuava como goleiro ou centroavante”, cita.   
Fã do São Paulo Futebol Clube, time que inspirou a camisa e as cores do Estrela, antes de iniciar nos campeonatos da federação paranaense, era comum os jogos nas “fazendas”, onde em cima de caminhões eles iam ao Patrimônio Regina, Sertanópolis, Cambe e Londrina, além das disputas de torneios.                       
                                                                                
Saudosista e esperançoso pela volta de um time e das alegrias passadas, Ramon lembra que o trabalho como caminhoneiro, ainda nos anos 50, não permitiu mais a sua participação nos jogos e aos poucos o time foi acabando. E, aos 87 anos, ainda sonha em ver a volta dum time que abrigava mais de mil torcedores em seu estádio.



Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente a prática do futebol por amor pelo gosto, foi dando espaço a certos Neymares onde só o dinheiro importa