sábado, 26 de outubro de 2013

Projeto “Cabeças quentinhas, Corações aquecidos” humaniza e leva solidariedade.

Com a chegada do inverno as pessoas idosas sentem com mais intensidade o frio. Observando a dificuldade e sensibilizada, a enfermeira do HZN, Ivone Aparecida Soares Mendes, criou o projeto “Cabeças quentinhas, Corações aquecidos”, que consiste na doação de toucas, meias, luvas e cachecóis a pacientes.                     
Ligada a área de geriatria, a enfermeira reuniu voluntários e começaram a confeccionar toucas aos internados. E, com o surgimento de mais voluntários e a doação de linhas e agulhas, começou a produção de cachecóis, luvas e meias, também para as crianças. “São quatro voluntários entre mães e tias de funcionários, que participam da Comissão de Humanização, formada por uma equipe interdisciplinar. Há um funcionário, também cabeleireiro, que doa um dia da semana para cortar cabelo. Outra atividade é feita no primeiro sábado do mês, aonde voluntários vem ao hospital cantar para os doentes”, diz.      
Ela explica que a comissão também atua no pós operatório de ouvido e garganta em crianças. “Devido o sangramento, elas realizam uma dieta fria com sorvete. É algo bom e barato. Tudo isso somado ajuda a melhorar a estima das pessoas”, afirma.                                    
A enfermeira cita que o atendimento no hospital público deve ser diferenciado e a equipe do HZN busca humanizar as condutas para amenizar a dor dos pacientes. “O pouco que temos para doar e oferecer é muito para eles. Quando recebem uma touca, cartão ou lembrança, numa data especial, dão muito valor. Isto é humanizar o atendimento”, relata.                                  
Ivone lembra que a comunidade externa interessada em doar linhas e agulhas ao projeto “Cabeças quentinhas, Corações aquecidos”, pode deixar na portaria do hospital aos cuidados da Comissão de Humanização.                              

Nenhum comentário: