sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Secretaria da Indústria e Comércio prevê criação de 4200 vagas de emprego.

É muito positiva a expectativa da criação de empregos para Ibiporã nos próximos anos. Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Thiago Eik, estão previstas 1200 vagas diretas, mais 3000 empregos indiretos, nos dois loteamentos industriais. Serão 22 empresas dos mais diferenciados segmentos: rodas esportivas para motos, telhas térmicas, correias, recicladora de plástico, corte e dobra de aço, confecção de vidros, chicotes elétricos, transportadora, beneficiadora de couro e outras afins.   
Com cinco meses a frente da pasta, Thiago Eik sabe que resultados se conquistam através do trabalho, da organização e dinamização dos atos. “Um dos condomínios, o Nenê Favoreto, receberá uma empresa voltada ao couro e a expectativa de faturamento gira em torno de 70 milhões ao ano. Isto demonstra a soma de esforços para o crescimento local e a geração de renda e riqueza”, afirma.
O secretario cita que antigamente os terrenos eram doados, mas, houve mudança de postura. Hoje se avalia o preço do imóvel, afim de não descapitalizar o município e, mesmo vendido a preço de mercado, ele atrai os empresários. “Um exemplo foi o terreno destinado a construção de uma escola na região do Terra Bonita. Devido a uma grande pedra no subsolo, era inviável para a construção da mesma. Procuramos outro terreno para a escola e o que era inviável para o município, foi excelente a uma empresa”.  Outra medida, em razão da possível falta de terrenos nos condomínios empresariais, é a existência do combo de benefícios e isenções fiscais, como o IPTU por dez anos, terraplanagem e taxas municipais, tornando Ibiporã atrativa.  Segundo o mesmo, as empresas que estavam com terreno doado, tiveram os prazos das obras analisados. Quem estava em atraso foi notificado. Os que não iniciaram as obras tiveram revogadas as doações e os terrenos foram passados a outros interessados. 
Este trabalho de industrialização já mostra resultados: entre as cinqüentas maiores cidades do Paraná e da região, Ibiporã teve o maior crescimento econômico, elevando seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), beneficiando diretamente a saúde e a educação.
Visualizando um futuro, onde haverá falta de mão de obra, Thiago Eik cita que se criou uma parceria junto a Secretaria do Trabalho e o SENAI, para atender aos empresários que precisam capacitar funcionários. Outra medida foi à capacitação dos empregados das empresas de terraplanagem, agilizando o processo da construção. Além disso, existe um projeto junto ao SESI, afim de levar os alunos para conhecerem fábricas e o processo de produção, para desenvolver o espírito empreendedor. Futuramente, pretende-se levar alunos das escolas públicas para conhecer as linhas de produção.
Aos 26 anos, formado em Direito e fazendo MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Thiago Eik vê com satisfação seu trabalho. “Todo dia é um desafio novo, onde há reuniões com empresários e projetos otimistas que visam o crescimento econômico de Ibiporã, que nos próximos anos será contemplada com excelentes resultados. Temos a obrigação de fazer um crescimento industrial diversificado e principalmente dar oportunidades a quem deseja empreender.” Ele afirma que para desenvolver melhor seu trabalho buscou direcionamento profissional, além do respaldo do prefeito José Maria e de toda uma equipe solicita a seus pedidos. 

Nenhum comentário: