terça-feira, 21 de abril de 2009

Universidades de Londrina discutem mídia e paz


Cursos de Comunicação Social propõem um projeto conjunto de divulgação de notícias que provocam mudanças positivas na população

Reuniões entre o coordenador do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Luiz Cláudio Galhardi, e representantes dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Faculdade Pitágoras põem em prática algumas propostas elaboradas durante a Oitava Semana Municipal da Paz de Londrina, realizada em setembro de 2008.

O objetivo é promover e disponibilizar à imprensa regional e nacional fatos que podem ser notícia e, mais que isso, uma notícia que ajuda a criar melhores possibilidades para as pessoas. "A cultura de paz preserva o reconhecimento do ser humano, da solidariedade e da sustentabilidade da vida", explica Galhardi. Nesse contexto, há a importância de se ressaltarem acontecimentos diferentes do cardápio cotidiano de assuntos violentos. Por isso, a necessidade de se vincular mídia à paz.

As universidades são fontes riquíssimas de pesquisa e conhecimento e têm objetivos comum, como o bem-estar e o progresso da humanidade. Com apoio do movimento Imagens e Vozes da Esperança (IVE), do Rio de Janeiro, carta de intenção divulgada após a Oitava Semana Municipal da Paz de Londrina aponta a importância de as universidades divulgarem notícias que incentivem a sociedade a ter ações mais propositivas.

No fim de março de 2009, a primeira reunião Entre o Compaz e as universidades discutiu a implantação de meios que divulguem, entre outros assuntos, projetos de pesquisa e extensão benefícios às comunidades. Cada universidade pode ter seu próprio site e, além disso, é possível criar um espaço comum, que seja fonte de pautas positivas à imprensa.

A cria ção deste espaço na Internet é o maior objetivo das reuniões. "Nós acreditamos que precisamos gerar uma mídia da não-violência. Como curso de Comunicação, curso de Jornalismo, nós estamos empenhados em fazer essa cultura pela paz, em abordar outras teorias do jornalismo, que não só do agendamento, e trabalhar com outros projetos que não são visíveis na mídia", argumenta a professora da UEL Rosa Abelin.

O projeto Mídia e Paz está em desenvolvimento e pretende ser um mecanismo de interação entre jornalistas e estudantes de comunicação. Segundo o professor de jornalismo da Unopar, Lauriano Benazi, discutir mídia e paz nos cursos de Comunicação é fundamental. "&E acute; importante para o estudante de jornalismo uma nova visão de como a paz pode ser tratada no jornalismo, principalmente no jornalismo diário, onde nós temos uma profusão muito maior para a violência do que pela paz", comenta.

A primeira Reunião entre o Compaz, a UEL e a Unopar e foi acompanhada pela Rádio UEL, que transmitiu uma reportagem sobre o evento. O próximo encontro será no dia 23 de abril, no Departamento de Comunicação da UEL. A consolidação do projeto Mídia e Paz é um dos movimentos que abrem, em 2009, as discussões em Londrina sobre a paz e antecedem a Nona Semana Municipal da Paz de Londrina, que será realizada no final de setembro.

Nenhum comentário: