segunda-feira, 6 de abril de 2009

O melhor Senador do Brasil foi vereador em Londrina

Numa entrevista exclusiva ao Cincão Notícias, o Senador Álvaro Dias disse não temer políticos e empresários corruptos. "Nosso foco é o combate a corrupção em todas as esferas".

A atuação combativa e atuante de Álvaro Dias contra a corrupção no Senado é indiscutível. Presidente de duas Comissões Parlamentares de Inquérito, as CPI´s do Futebol e a da Terra, onde ambas tiveram resultados reconhecidos por todos e ampla repercussão nacional, o senador se mantém vanguarda da política nacional e mostrou que os políticos paranaenses são reconhecidos pelo trabalho. Tanto é, que Álvaro, candidato declarado à sucessão do Governo Estadual em 2010, foi membro da CPI dos Bingos e dos Correios, tornando-se um dos políticos fundamentais para a investigação, referência para colegas e imprensa nacional. Segundo o senador, "minha luta é contra a impunidade em relação aos escândalos que assolam o país".

Cincão Notícias: Senador, o Cincão Notícias é o jornal mais novo da Zona Norte de Londrina. Como ele, muitos de seus leitores são jovens. O senhor podia contar um pouco de sua trajetória política?

Álvaro Dias: Minha trajetória política pode ser descrita pela ética. Isto é comprovado através de ações em defesa do interesse público e dos desenvolvimentos regional e nacional. Mas, aos mais jovens, como o Cincão Notícias, gostaria de relatar que meus primeiros passos políticos foram na nossa tão querida e amada Londrina, quando me elegi vereador em 1968. Minha atuação foi destacada e logo foi escolhido vice-presidente da Câmara Municipal e líder do antigo MDB.

Em 1971 fui eleito Deputado Estadual, onde fui líder MDB. Com isso, me credenciei, em 1974, para a disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. A confiança da população foi tamanha, que recebi a maior votação proporcional da história do Paraná. Depois disso, entre 1975 e 1983, na Câmara dos Deputados, busquei ficar ao lado das causas populares e da luta pela redemocratização. Essa atuação me garantiu a reeleição nas eleições de 1978. Com a reabertura democrática, em 1982, fui eleito Senador. Lembro até hoje como foi a disputa com o ex-governador Nei Braga. Como Governador do Paraná, cargo que exerci entre os anos de 1987 a 1991, meu empreendedorismo e determinação política dinamizaram a administração do Estado. Minhas ações receberam destaque em todo o país e uma pesquisa feita pelo jornal Folha de S. Paulo, escolheu-me o melhor governador do Brasil.

CN - É verdade que nesta época o senhor fundou um partido político?

Álvaro Dias: Sim, é verdade. Em 1991, após completar meu mandato, deixei o PMDB e fundei o PST, o qual dois anos depois, nas primeiras eleições municipais, elegeram 80prefeitos no Paraná. Porém, abandonei este partido e fui convidado a me filiar ao PSDB. Lideranças nacionais, como Sérgio Mota, compreenderam minha importância política, na qual foi expressa através da representação partidária. Por fim, fui eleito Senador nas eleições de 1998, com 65% dos votos e passei a exercer meu segundo mandato como Senador, de 1999 a 2007, sempre mantendo a coerência que marcou minha carreira política. Dedico-me constantemente à luta pela ética e todo esse trabalho me garantiu, por duas vezes consecutivas, a indicação como um dos mais influentes parlamentares do país, segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Com isso, fui reeleito, em 2006, para o seu terceiro mandato como Senador e escolhido, através do site Congresso em Foco, o melhor Senador do país.

CN - A que se deve tal reconhecimento?

Álvaro Dias: Na verdade o trabalho incessante, a responsabilidade e honestidade. Mas também devo isso a generosidade dos que em mim votaram. Nunca me esqueço de atuar pelo meu estado, mesmo levando em consideração as questões nacionais, onde uma das minhas metas são o combate impunidade e a corrupção, oriunda de políticos e empresários.

CN - O senhor acredita que a corrupção no Brasil corrompe diversas esferas? O que deve ser feito para eliminar este mal?

Álvaro Dias: Infelizmente a corrupção no Brasil aumentou e mudou para pior a imagem do país. A existência da complacência, o não combate e a cumplicidade, determina que muitos crimes, como propina, não sejam investigados. Isto é um dos indícios da impunidade. Tudo é resultado da promiscuidade entre partidos e políticos, do fisiologismo entre partidos e governo, além da falta de vergonha e ética que é a negociação de cargos públicos. O "mensalão" é o exemplo da promiscuidade e da corrupção, onde determinados políticos procuravam estabelecer o preço das barganhas. O fato propicia a deterioração dos poderes e da imagem dos políticos. Mas, a população sempre seve estar atenta e os casos de corrupção devem ser levados mais a sério pela imprensa. É ela que vigia e dá relevância aos casos, não deixando a impunidade ganhar espaço. Não podemos temer os corruptos, sejam políticos ou empresários. A partir deste trabalho ético e coerente, tanto a imprensa, quanto os políticos, ganhar respeito e credibilidade, devido a seriedade e principalmente pela honestidade.

CN - Londrina passa por um período eleitoral e logo se vê pelas ruas, que políticos estão de certa forma, "comprando votos" através de falsas promessas e a distribuição de dinheiro. Ao cidadão de bem, o que cabe fazer com esses políticos?

Álvaro Dias: Deviam ser expulsos da vida pública. A compra de voto, em diversas modalidades no período eleitoral, é mantida com dinheiro público, oriunda de impostos pagos pela população e com fins eleitoreiros. Infelizmente o Judiciário não tem poder para julgar depois do fato consumando e a população acaba prejudicada ao ter que conviver quatro anos com essa gente. Voto em Londrina e como todo eleitor coerente, no dia 29 de março vou escolher bem o meu futuro prefeito. Precisamos de uma grande gestão, alguém preparado, acima de qualquer suspeitas e que não coloque questões pessoais, seja de cunho político ou empresarial, a frente dos interesses da nossa querida Londrina. O futuro prefeito deve trazer investimentos e incentivar os existentes.

CN - Esta é a Londrina, berço político de Álvaro Dias?

Álvaro Dias: Sim. Infelizmente, nos últimos anos, devido a interesses de grupos políticos, Londrina tem uma imagem ruim e negativa em todo Brasil. Éramos orgulho da resistência democrática e oferecemos políticos competentes para o Paraná e o Brasil. Um exemplo é o Beto Richa, hoje prefeito de Curitiba. O londrinense deve fazer a escolha para recuperar a imagem de grandeza da nossa cidade e ter cuidado quando distinguir o apoio. É bom distinguir os que apóiam por interesses pessoais dos que lutam pelo interesse de Londrina. Temos que saber do passado dos candidatos e o que fizeram nas eleições passadas. Temos dois concorrentes e não podemos nos esquecer do que ambos fizeram na eleições passadas. Devemos ser críticos e não temer pelo futuro. Você lembra se algum deles "vendeu a eleição" a algum político? Devemos investigar e saber como foram das atitudes passadas de ambas. Isso representa o futuro de Londrina.

CN - Quanto aos projetos do Senador Álvaro Dias no Senado, qual é o de maior relevância?

Álvaro Dias: Tenho um projeto que muda a cara do Bolsa Família. Ele (projeto) permite ao beneficiado ser contratado por empresas, criando registro em carteira e cadastro junto a Previdência Social. Aos empresários que fizerem adesão ao projeto, o Governo estipulará desconto progressivo, conforme o valor pago ao estado e número de funcionários contratados. O nome do projeto é Pró-Trabalho e dá oportunidade de inserção no mercado de trabalho, através do exercício da cidadania.

CN - Para finalizar, o senhor quer deixar uma mensagem aos londrinenses?

Álvaro Dias: Tenho amor pela cidade e o londrinense confia em mim. Sempre obtive de 60 a 70% dos votos de londrina. Isso é um sinal de que tenho experiência e uma vida limpa, mas sempre buscando resultados. Quando venho para cá, muitos me param na rua e perguntam se vou me candidatar ao Governo Estadual. Como resposta, afirmo que se caso o apoio popular continue, coloque meu nome a disposição do Paraná.

Nenhum comentário: