segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Belagrícola desenvolve programa que incentiva a leitura

O desenvolvimento de pessoas é uma área de recursos humanos que capacita profissionais, tornando-lhes membros valiosos na organização. Focado nesta mentalidade, a Belagrícola, que tem cerca de 250 colaboradores em Londrina e é uma empresa de atividade comercial do ramo agrícola, lançou o programa que desenvolve lideranças, coordenado pelo engenheiro civil Murilo Aramaki Bianco. Uma das partes do projeto consiste na doação de livros e recursos financeiros para criar uma biblioteca comunitária. A campanha interna e online divulga pontos de coleta de livros na sede da empresa. Já a financeira busca recursos para aplicar em livros, infra-estrutura como prateleiras, itens básicos de uma biblioteca e valores para confeccionar sacolas aos interessados em retirar livros. O escolhido para o projeto foi o Instituto Pé Vermelho, coordenador da creche “Pintando o Arco Iris”, localizada no Jardim Franciscato e coordenada por Valdete Cardia. “A Belagricola entrou em contato e fomos selecionados. Além da biblioteca e sua manutenção, está incluso no projeto a “Sacola da Leitura”, onde pais e familiares das crianças, além da comunidade, usufruirão da biblioteca comunitária”, cita Valdete.                                                              
Murilo Bianco relata que o desenvolvimento de lideranças é um trabalho em grupo e busca aprimorar a participação dos colaboradores em programas da empresa. Em relação aos critérios internos de escolha, o mesmo inclui colaboradores antigos e experientes, mas com perfil jovem. “O programa, com cinco meses, melhorou a comunicação entre áreas da empresa, há maior interação de quem participa dos trabalhos. O desenvolvimento de pessoas e liderança traz novos pensamentos, causa efeitos positivos e bons resultados”, diz. O engenheiro cita que valoriza as ações institucionais e de responsabilidade social internas e externas da empresa devido isto criar uma mentalidade diferente em ambos os públicos. “O desenvolvimento pessoal busca mudanças internas, reflete na empresa e oferece crescimento pessoal e profissional”, complementa.                                                                                  
Colaborador no departamento de recursos humanos, José Messias aplica o que aprende em atividades laborais. “A iniciativa é recebida positivamente. Os resultados são maior união das equipes, colaboradores e o desenvolvimento da comunicação. Saímos da zona de conforto e há desafios em vários aspectos. Isto não é uma competição, mas trabalho em grupo para obter um bem comum”, relata.                                                                                          
Rogério Fernandes atua na operação de insumos agrícolas, dando suporte às filiais. Ele diz que o desafio do programa é transformar a comunidade e as crianças incentivando a leitura. “Quando o individuo adquire o hábito da leitura desenvolvem-se formadores de opinião. A idéia é continuar e melhorar o acervo”, cita Rogério, que observa mudanças pessoais a partir do desenvolvimento de lideranças e gestão de pessoas. “O projeto veio a agregar e nunca atuei como voluntário”, complementa.  

Experiente na área de educação, Valdete diz que leitura e conhecimento são fundamentais no desenvolvimento humano e de pessoas. Em relação ao projeto “Sacola da Leitura”, ele já existia, mas estava engavetado por não haver recursos financeiros. “Os pais, ao lerem juntos com os filhos incentivam o hábito saudável. A informação contribui para o cidadão de bem. A biblioteca esta na fase de instalação e resultados efetivos são observados. Nesta perspectiva disponibilizaremos tempo e espaço para as crianças participarem da “Hora do conto”, uma aula de leitura e literatura que abre a mente e a imaginação, estimula os estudos e abre novos horizontes. “Fui uma criança carente. Vi meu pai lendo revistas e jornais velhos. Isto foi um exemplo que me ajudou a crescer como pessoa”, pontua. 

Nenhum comentário: