quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vereador Eliseu Vidotti polemiza ao defender construção de novo prédio para a Câmara dos Vereadores.

            Ao defender a construção de um novo prédio para a Câmara Municipal, o vereador Eliseu Vidotti levantou uma polêmica em Cambé: é prioridade a construção dum novo prédio ao invés de melhorar saúde, educação ou a compra e reforma de maquinário para melhorar a infraestrutura?
            Com opiniões distintas, alguns vereadores defendem a idéia e outros dizem que há outras prioridades. Diante do questionamento o vereador Magnata, preferiu não se manifestar. Zezinho da Ração foi prudente ao relatar que espera um projeto, afim de expressar sua opinião e, Conrado Scherer, ao ser procurado no gabinete, por telefone, não foi localizado, sendo impossível obter uma posição.
            O vereador Júnior Felix, foi contundente ao afirmar ser contrario e frisou que Cambé possui outras prioridades. “A Câmara foi reformada em 2004. O imóvel é próprio e não paga aluguel. O coerente é destinar verbas para a saúde, especificamente a Santa Casa, que atravessa uma fase difícil”, declara.
            Quem também se mostrou contrário foi o vereador Rômulo Yanke, pois o prédio foi há pouco reformado e existem outras demandas. “Não pagamos aluguel. Precisamos de estudos e adaptações físicas referentes à acessibilidade. Cambé tem uma extensa malha de asfalto e estrada rurais. Os recursos devem ser utilizados a favor do progresso, como no recape asfáltico, manutenção de vias e estradas rurais” salienta.
           Questionado sobre a viabilidade da construção de um novo prédio para a Câmara Municipal, o vereador José Ribeiro ressalta que no momento não votaria a favor, mas cita que o atual carece de reforma. “Há prioridades na saúde e educação, como a construção de creches. No futuro, se sobrar recursos, é possível. Mas, no momento não. O prédio suporta vereadores e funcionários. Caso a verba for aplicada nisto, será dinheiro mal gasto” pontua.
        Entrevistada pela Folha de Cambé, a vereadora Estela Camata afirma que no momento isto não é necessário, pois o local atende bem as demandas. “Estou satisfeita com o espaço. Temos problemas de acessibilidade. Para saná-los, devem ser feitos estudos e reformas. O cambeense deve se ater ao progresso e as necessidades primárias”, diz a vereadora.
   Para o vereador Paulo Soares, é preciso construir um novo prédio para a Câmara dos Vereadores, devido o atual apresentar defeitos de infiltrações, falta de acessibilidade e gabinetes pequenos. No entanto, ainda não é o momento para a obra. “Cambé tem que definir suas prioridades. Enfrentamos problemas na saúde, como o da Santa Casa e temos que reformar as UBS. Até houve uma reunião entre os vereadores, onde o Eliseu Vidotti, presidente da Câmara, ventilou a idéia. Porém foi algo evasivo e vamos se reunir em outra oportunidade. Temos que definir prioridades”, afirma.
   Favorável à construção de um novo prédio, o vereador Cecílio diz que há recursos para isso. “Não se trata de prioridades. Mas um novo prédio trará economia a Cambé. Se gasta muito com aluguel. Com o novo espaço a prefeitura pode alocar secretarias na atual Câmara dos Vereadores. O outro prédio será feito de acordo com as recomendações do Ministério Público em relação à acessibilidade”, diz. Cecílio lamentou que devido à falta de espaço, muitos documentos do setor de Recursos Humanos estão espalhados pelo chão.

  Idealizador do projeto, que ainda deve ser elaborado, o vereador Eliseu Vidotti, relatou a Folha de Cambéque respondeum processo no Fórum, o qual estabelece a solução do problema da acessibilidade. “Foram realizadas duas investigações por engenheiros. Eles afirmam ser impossível dar acessibilidade ao prédio. Após a notificação do Ministério Público, estão sendo tomadas as providencias para a construção de calçadas e reforma do prédio. O atual espaço não comporta os departamentos, pois as salas são pequenas. Com a construção do novo prédio, estimado em três milhões e meio de reais, o atual será doado à prefeitura”, afirma. Eliseu Vidotticoncordou que Cambé tem outras prioridades e parabenizou o prefeito João Pavinato, por investir na saúde e educação. Em relação ao maquinário da prefeitura, ele elogiou a postura do prefeito, que busca comprar novas maquinas e recuperar as pertencentes ao município. 

Nenhum comentário: