terça-feira, 18 de agosto de 2015

Escola Alberto Spiacci desenvolve projeto ambiental voltado à reciclagem de pneus.

         
Com o intuito de estimular a reciclagem e a educação ambiental dos alunos, a Escola Municipal Alberto Spiacci, desenvolve um trabalho com pneus usados, onde são plantadas as mais diferenciadas mudas de plantas, como flores, hortaliças e verduras. O objetivo é modificar o ambiente escolar, levar a educação ambiental para a casa dos alunos, além de transformar arealidade, ao levar isto a suas vidas. A utilização de pneus faz parte dum projeto onde na primeira fase eles serviram como itens de decoração na confecção de bancos, cadeiras e mesas.

Segundo a professora Leonir Aparecida Pedro, da Escola Alberto Spiacci, os alunos levam o exemplo para casa, ao utilizar o que aprenderam na escola, como o plantio das verduras para complementar a alimentação. “Ao plantarem hortaliças eles sabem que os alimentos não possuem produtos químicos, o que beneficia a saúde. Esta transformação de pensamento que ocorre na escola é levada pela vida toda. Da mesma forma, a educação ambiental na sala de aula, osincentiva a não jogar lixo pelo chão, desenvolvendo o sentimento de participação e responsabilidade em deixar o ambiente limpo”, diz.

A professora Leonir cita que os pneus são oriundos de doações. “Os pneus utilizados na escola evitam criadouros e focos da dengue. Os que estão armazenados aqui, tem o devido cuidado para não juntar agua, devido a enorme quantidade de crianças. Além disso, na sala de aula, é realizado um trabalho, que orienta os alunos a furar o lixo, evitando o acumulo de água”. Após a fase do plantio de mudas, o objetivo é construir um parque infantil a partir de pneus reciclados. Serão feitos pula-pula e balanço, numa parceria da escola com a associação de pais e comunidade.

Interessados em doar pneus à escola, podem se dirigir a Rua Ibrahim Prudente da Silva, 899 ou caso não haja como entregar, será destinado um veiculo para o recolhimento dos mesmo. O contato deve ser feito pelo 31780255. 

Nenhum comentário: