terça-feira, 6 de setembro de 2011

Com um olhar aguçado, fotógrafa mostra imagens que passam desapercebidas.

Um cenário repleto de quadros coloridos, onde cada paisagem mostra um pouco de Ibiporã. Assim pode ser descrita a exposição de fotos “Jardins da Cidade”, idealizada pela escritora e fotógrafa Marilza Ribeiro Longhi.
A exposição “Jardins da Cidade” conta com oitenta fotografias, que retrata a beleza da orquídea, ipê, acácia, margarida, rosa, corda de viola ou do chorão, este último capturado por suas lentes atrás da casa de música, ao fundo da Catedral.
Lançada em homenagem as mulheres, a exposição traz fotos de flores, representando uma das maravilhas da natureza, além de mostrar detalhes de ruas e jardins de Ibiporã, a Terra Bonita. “Como é minha cidade natal, conheço cada canto. Mas, resolvi olhar mais de perto, buscar algo que os moradores ainda não haviam descoberto. Nos jardins, por sobre os muros ou mesmo escondidas sob um arbusto, lá estão elas, as flores. Muito coloridas ou minúsculas, nem sempre notadas. Muitas vezes, a beleza emocionante de suas formas e cores duram apenas algumas horas”, afirma Marilza.
Apaixonada pela arte, como o teatro, a literatura e a fotografia, Marilza, assim que ganhou de presente uma máquina fotográfica importada do Estados Unidos, iniciou um curso onde pôde aperfeiçoar técnicas. “A técnica é fundamental na fotografia, porém devemos buscar a percepção ou um olhar distinto para descobrir algo que possa estar oculto numa imagem”, afirma.
Fotografia é poesia ilustrada e porque não aceitar este convite para revirar nosso interior e trazer à tona valores e sentimentos adormecidos? Isso nos faz pensar e olhar as coisas mais simples de perto.


Sobre a autora/fotografa: Marilza Ribeiro Longhi, bancária há mais de 20 anos, sempre esteve envolvida com a movimentação cultural da cidade, procurando levar para o ambiente de trabalho um pouco de tudo o que acontece nesse âmbito. Já atuou em diversas peças teatrais na Casa de Artes e na Fundação Cultural de Ibiporã. Em 2009, lançou o livro “Retrato de criança”, um apanhado de crônicas autobiográficas narrando a infância vivida na "casa natal", mostrando as peripécias que toda criança deveria viver. Atuando como voluntária, é membro da Pastoral da Comunicação, que produz e leva ao ar o programa dominical “Anunciando Paz”, no ar há 11 anos, e transmitido pela TV Rio. Ali são mostradas as atividades desenvolvidas nas 02 paróquias da cidade.

Nenhum comentário: