quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Enquete: O que você faz para combater o mosquito da dengue.


Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, a dengue pode voltar a assustar a população. Chuva e calor favorecem o mosquito transmissor e a cidade precisa da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito. Uma das pessoas que trabalha no combate à dengue é o agente de saúde. Mas e você, o que faz para evitar o mosquito transmissor? Conhece alguém que já teve dengue?


O agente de saúde, quando vai a minha, é muito bem atendido. Esta visita é fundamental no quesito saúde pública. Em Ibiporã, não conheci ninguém que foi picado pelo mosquito transmissor. Sinal que os agentes fazem um bom trabalho, pois eles reviram tudo, desde latinhas a plantas. E, se notamos algo errado na vizinhança, como pneus, fazemos as devidas reclamações, pois isso é um dever de todos. O único problema que vejo, são nas casas onde as pessoas trabalham o dia todo e não tem como o agente verificar o quintal. Deveria haver uma lei para contornar isso. Paulo Romero, motorista de 55 anos e morador do Serraia.


O agente de saúde é fundamental para o controle e combate e prevenção de várias doenças. Cabe a população dar o exemplo de eliminar pneus e possíveis criadouros do mosquito transmissor. Independente se a água parada for suja ou limpa, a pessoa deve tomar as devidas precauções. Eu mesma tive dengue, quando trabalhava no sítio. Por isso digo: a prevenção é um bem que fazemos a nós mesmos. Alaíde Lauriano Silva, dona de casa e moradora da Água da Fartura.


Os agentes sempre vão a minha casa e nunca acharam nada, porque sempre cuido do quintal, com tudo limpo e sem água empossada. Dias atrás vi um homem com um sintoma, mas logo após passar por avaliação e ser medicado, se recuperou e passa bem. Todos devem ter cuidado com a água empossada e se prevenir. Jair Martins, tratorista aposentado de 58 anos e morador do San Rafael.


Não há problemas quanto à visita dos agentes, pois o trabalho é preventivo e feito pela prefeitura. Eles sempre vão uniformizados e contribuem para a saúde. A dengue pode levar à morte e devemos ter cuidado com água parada e plantas. Antonio Trindade, comerciante de 54 anos e morador do Centro.

Sempre que vão a minha casa dou total acesso. Não conheço ninguém que foi picado pelo mosquito da dengue. É algo grave e fatal, dependendo da gravidade. Tomo cuidado com as vasilhas e sempre olho o quintal. Luis Carlos Oliveira, aposentado de 50 anos e morador do Ângelo Maggi.


Esta semana os agentes foram a minha casa. Eles estão de parabéns por sempre se preocuparem. Minha esposa também sempre observa o quintal em busca de possíveis criadouros. Apesar de pequeno, ele faz um estrago danado. Jair Castro de Souza, taxista de 72 anos e morador do Centro.


Atendo bem os agentes e deixo eles verem o quintal. Faz dez anos que estou em Ibiporã e não vi alguém com dengue. Mas, isso é graças ao cuidado de como deixar as garrafas de boca para baixo, evitando focos. Valdemiro de Araújo, taxista de 67 anos e morador do Centro.


Não conheço ninguém que fora picado. Em minha casa não há problemas com o mosquito, pois parte do quintal é toda impermeabilizada. Porém, isso não impede que em outros locais, como na vizinhança, que há um foco do mosquito. Jefferson dos Santos Eduardo, lavador de 16 anos e morador da Vila Ribeiro.


Sigo as normas de não deixar água parada e limpo bem o quintal. Moro na área rural, mas independente se for nela ou na urbana, a água parada é o local ideal para o mosquito da dengue procriar. Paulo Marques, aposentado de 56 anos de São Jerônimo da Serra.

Nenhum comentário: