terça-feira, 6 de setembro de 2011

Álbuns Urbanos é destaque na revista do Instituto Brasileiro de Museus

Com a implantação do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia federal responsável pela implantação de políticas relativas a museus em todo o país, houve uma profunda mudança na vida cultural brasileira. O Ibram nasce como principal articulador da Política Nacional de Museus, cuja diretriz é a criação de unidades em municípios de pequeno porte, bem como áreas bem menos favorecidas e, com sua implantação, todos os museus do Brasil serão vistos com outros olhos, pois o principal objetivo é formular políticas igualitárias, de aquisição e preservação de acervos e criar ações integradas junto a este órgão.

Ibiporã já sente a diferença, devido à aprovação de um recurso junto ao governo federal para aquisição de equipamentos para o Espaço de Memória, que iniciou o projeto CONTOS E CAUSOS. O mesmo tem o objetivo de registrar em imagens e em edições em DVD, pioneiros relatando histórias. Tudo isso em parceria com a SETI (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior).

Segundo Julio Dutra, secretário de cultura, os encontros já começaram e, as informações fornecidas pelos pioneiros, que buscam em suas memórias histórias que muitos não sabem, estão sendo um sucesso.

Estas histórias em breve serão exibidas para pequenos grupos no Cine Teatro e até o fim da gestão serão editadas e transformadas em um DVD Book para a apreciação de todos.

Ibiporã também estampou uma página da revista do IBRAM que publicou o Projeto Álbuns Urbanos, iniciado em 2009 com os painéis de fotos que itineraram pelos espaços públicos com os temas União de Pioneiros e depois Os Campeões.

A revista foi enviada para a Fundação Cultural e está disponível para leitura no Espaço de Memória. "A revista leva um pouco de Ibiporã para todos os municípios que possuem um trabalho em prol da memória. É muito importante o que o IBRAM está fazendo, pois há trocas de experiências e Ibiporã ganha visibilidade em todo o país", ressalta Dutra.

Nenhum comentário: