quinta-feira, 9 de junho de 2011

1º Concurso de Redação Jornal Nossa Terra e CAIC premiará melhores textos com celulares

Focado na reciclagem e o que podemos fazer para melhorar as condições climáticas e ambientais, o 1º Concurso de Redação promovido pelo Jornal Nossa Terra e CAIC, mostrou que todos somos capazes de mudar o meio ambiente, a natureza e o planeta através de simples ações que envolvem a conscientização e a prática da cidadania. De acordo com a diretora do CAIC, Leonir Aparecida Pedro, um concurso como estes estima e valoriza o aluno, ao mostrar que ele é capaz de fazer algo, desde que sejam dadas as oportunidades.

Ao todo, foram produzidas pelos alunos do CAIC, mais de 200 redações na categoria de 5ª a 8ª serie e desenhos das turmas de 1ª a 4ª série. Quanto à seleção dos melhores trabalhos ela ficou por conta das professoras de português das turmas, pela repórter da TV Rio Karen Krinchev, da coordenadora geral Lorena Lúcia Wilie, as professoras Francisca Benedita, Helena Cristina dos Reis Prandini, o professor de artes Luiz Henrique de Mello e da equipe do Nossa Terra. A entrega dos prêmios, que consiste em aparelhos celulares, doados gentilmente por comerciantes e pelo médico oftalmologista Rui Schimiti será para os primeiros colocados de cada categoria, e para os respectivos segundo e terceiro lugares serão dados brindes como cadernos e estojos. A entrega será agendada e feita pelo prefeito José Maria Ferreira aos seguintes alunos:

De 1ª a 4ª série:

1º - Jeniffer Amanda Aguiar (4ªC)
2º - Matheus Calssavar Ferreira Góes (3ªA)
3º - Evelyn Rodrigues da Silva (3ªA)

De 5ª a 8ª série:

1º - Larissa Stefany Marques (7ªA)
2º - Laisa Giovana Marques (6ªB)
3º - Roany Silva Souza (7ªA)

Confira as redações na íntegra:

A Reciclagem, por Larissa Stefany Marques

Conversando com minha avó sobre como era o meio ambiente na época de sua juventude, ela me disse que a qualidade de vida era muito melhor, pois a natureza era tratada com respeito. Não se ouvia falar em tantas doenças, poluições e tempestades. Ela usava recursos da própria natureza para alimentar e curar seus filhos de alguma doença. Hoje me dia nossa qualidade de vida piorou, pois a natureza está sendo exterminada e o respeito por ela acabou. A poluição que a cada dia aumenta, faz com que as pessoas adoeçam em com isso procurem consumir medicamentos em abundância. O consumismo, em geral, aumentou muito. As pessoas geram muito lixo orgânico e não orgânico e o jogam na natureza sem nenhum controle ou preocupação.

O lixo jogado na natureza provoca causa poluição, queimadas e devastação das nossas florestas, fazendo com que a natureza se revolte contra nós.

Precisamos ajudar a natureza a nos ajudar. Se todos os dias fizermos nossas obrigações de separar o lixo reciclável, o meio ambiente ficaria melhor. Isso seria o primeiro passo para fazer a diferença. Então vamos fazer a diferença. Dê esse primeiro passo para salvar o meio ambiente, não jogando lixo nas ruas, rios e etc. Vamos viver a vida mais saudável e mais consciente, porque todos juntos, fazemos uma só família e essa família é que vai salvar a natureza. Devemos criar consciência e não jogar lixo na rua e cuidar do planeta para as pessoas que virão no futuro. Se não cuidamos, todos vamos morrer.

Comecem agora a cuidar, porque depois não vai adiantar mais.


A reciclagem, por Jeniffer Amanda Aguiar

Precisamos reciclar para ter um mundo melhor. Existem as coletas de lixo para ajudar a diminuir os lixos das cidades. Se todos não tivessem onde jogar o lixo, as cidades se encheriam dele, começando a proliferação de insetos e animais, prejudicando a saúde de todos. Lixo na rua entope bueiros, faz transbordar rios, prejudicando os moradores. Por isso é importante reciclar e não jogar o lixo na rua. Para tanto, a coleta de lixo passa pelo menos duas vezes por semana.

Antes da coleta, o lixo deve ser separado em orgânico, renováveis e não renováveis. O orgânico são os restos de comida, que são transformados em adubo. Produto este que contém vitaminas, que ajudam as plantas a se desenvolverem melhor. Papel, plástico, vidro, metais, madeiras, lâmpadas, papelões, pneus, restos de construção civil são aproveitados ou reconstruídos novamente para se tornarem matéria prima. Os lixos não renováveis são os resíduos da saúde, óleos e agrotóxicos que não podem ser reaproveitados porque são tóxicos e prejudicam o meio ambiente, fazendo mal a saúde dos seres humanos e dos animais.

Por isso, devemos reciclar e não podemos jogar lixo em qualquer outro lugar a não ser na lata de lixo. Assim teremos uma vida melhor. Em todas as cidades, em todos os lugares há latas de lixo. Essas latas são o lugar certo que devemos jogar o lixo. Se queimarmos o lixo, a fumaça prejudicará o ar e no local onde ele foi queimado o solo ficará sem vitaminas. Então, respeite o meio ambiente, recicle e jogue o lixo no lixo.

É para o bem de todos.

Nenhum comentário: