A emergência do Ciberespaço
Os primeiros computadores surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1945, eram máquinas de calcular, que cientistas alimentavam com cartões perfurados e que cuspiam listagens ilegíveis. A virada tecnológica foi nos anos 70, com o desenvolvimento de processos econômicos. Na Califórnia novas possibilidades técnicas proporcionaram a invenção do computador pessoal. Os anos 80 viram o prenúncio da multimídia. A informação perdeu o status de tecnologia industrial para fundir-se as comunicações. Nos anos 90, um movimento sócio-cultural tomou dimensão mundial, onde as redes de computadores se juntaram. Uma corrente cultural impôs desenvolvimento tecno-econômico. As tecnologias digitais surgiram como infra-estrutura do ciberespaço e novo espaço de comunicação.
O Tratamento
A informática reúne técnicas que digitalizam a informação e a coloca a disposição do usuário. Os processadores efetuam cálculos sobre dados, o executam em grande velocidade de forma extremamente repetitiva operações simples sobre informações codificadas digitalmente. Os processos tornam-se menores, potentes, confiáveis e baratos. Gordon Moore prevê que a cada dezoito meses, a evolução técnica permite dobrar a densidade dos microprocessadores, linearmente em velocidade e potência de calculo.
A memória
A memória evolui sempre em direção a maior capacidade de armazenamento. De 10 mega em 1983 para 10 giga em 1993. A tecnologias de memória usa matérias e processos variados. Futuras descobertas levarão a progressos hoje inimagináveis.
A transmissão
A transmissão de informações digitais é feita por vias imagináveis. A conexão direta em rede ou on-line é mais rápida. As informações podem variar em forma digital, através de cabos coaxiais de cobre, por fibras óticas ou por via hertziana. Os progressos da função de transmissão dependem de diversos fatores. O primeiro é a capacidade de transmissão bruta. O segundo é a capacidade de compressão e de descompressão das mensagens e o terceiro reside nos avanços de arquitetura global de sistemas. Nos anos 70, a rede Arpanet, dos Estados Unidos, possuia nós que suportavam 56 mil bits por segundo. Nos anos 80, as linhas da rede podiam transportar 1,5 milhões de bits por segundo. Em 1992, as linhas podiam transmitir 45 milhões de bits por segundo. Projetos e pesquisas em desenvolvimento prevêem a construção de linhas com a capacidade de centenas de milhares de bits por segundo.
As interfaces
Interfaces são aparatos materiais que permitem a interação entre o universo da informação digital e o mundo ordinário. Os dispositivos de entrada capturam e digitalizam a informação para os processamentos computacionais. O espectro de ações corporais de qualidade físicas podem ser diretamente captadas por dispositivos computacionais: teclados que permitem a entrada de textos e o fornecimento de instruções aos computadores, mouse por meio do qual é possível manipular “com a mão” as informações na tela, superfícies sensíveis a pressão dos dedos, digitalizadores automáticos de som, módulos de software.
Após armazenados, os modelos abstratos são tornados visíveis. A qualidade dos suportes de exibição e de saída da informação é determinante aos usuários dos sistemas de computadores. A evolução das interfaces de saída deu-se da melhoria da definição da informação. Em termos de interfaces, há duas linhas paralelas de pesquisa e desenvolvimento em andamento. A primeira é a “realidade virtual”. Outra pesquisa é a “realidade ampliada”, onde o ambiente físico natural é coalhado de sensores, câmeras, projetores de vídeo, módulos inteligentes, que estão interconectados a nosso serviço.
A diversificação das interfaces, combinadas com os progressos da digitalização, convergem para extensão e a multiplicação dos pontos de entrada no ciberespaço.
A programação
O software é uma lista organizada de instruções codificadas, destinadas a fazer com que os processadores executem uma tarefa. Através dos circuitos que comandam os programas e interpretam dados, agem sobre informações, transformam outros programas, fazem funcionar computadores e redes, Hoje existem as linguagens de “quarta geração”, que permitem a criação de programadas por meio do desenho de esquemas e manipulação de ícones na tela.
Os programas
Aplicativos permitem ao computador prestar serviços específicos aos usuários. Alguns programas calculam o pagamento dos empregados, outros emitem faturas, permitem detectar a origem de panes ou dar conselhos. Os aplicativos são abertos a personalização evolutiva das funções. Os sistemas operacionais são programas que gerenciam recursos dos computadores e organizam a mediação entre o hardware e software aplicativo.
Do Computador ao Ciberespaço
A tendência geral é o estabelecimento de espaços virtuais independentes de suportes, isso é a despolarização da máquina. A informática está desconstruindo o computador em beneficio da comunicação navegável e transparente, centrada na informação. Um computador é uma montagem particular de unidades de processamento e transmissão. Computadores de diferentes podem ser montados a partir de componentes idênticos, e computadores da mesma marca contém peças de origens diferentes. O hardware podem ser montados e encontrado em lugares que não são os computadores propriamente ditos. O computador não é um centro e sim um nó, um componente da rede universal. Suas funções pulverizadas infiltram elementos do tecno-cosmos.
Novas Tecnologias em Comunicação – Comunicação Social/Jornalismo
Prof. Regiane Ribeiro
Aluno Marcelo Souto
The Technique of Virtual Infrastructure: The emergence of Cyberspace
The first computers appeared in England and the United States in 1945, were calculating machines, which scientists fed with punch cards and spit listings unreadable. The technology has been facing in the 70s, with the development of economic processes. In California new technical possibilities provided the invention of the personal computer. The'80s saw the harbinger of multimedia. The information lost its status of industrial technology to combine the communications. In the'90s, a socio-cultural movement has taken a global dimension, where computer networks joined. A current cultural imposed techno-economic development. Digital technologies have emerged as infrastructure of cyberspace and new space for communication.
The Treatment
The computer combines techniques that scan the information and puts the user's disposal. The processors make calculations on data, the high-speed run in a way very simple repetitive operations on digitally encoded information. The files become smaller, powerful, reliable and inexpensive. Gordon Moore states that every eighteen months, the evolution technique allows double the density of microprocessors, linearly in speed and computing power.
The memory
The memory always moves toward greater storage capacity. From 10 mega gig in 1983 to 10 in 1993. The memory technology uses materials and processes varied. Further discoveries will lead to progress unimaginable today.
The transmission
The transmission of digital information is carried by water imaginable. The direct connection to network or online is faster. The information may vary in digital form, through coaxial copper cables, optical fiber by either via terrestrial. The progress of the function of transmission depend on several factors. The first is the ability to transfer crude. The second is the ability of compression and decompression of the messages and the third is the progress of overall systems architecture. In the 70s, networking Arpanet, the United States, that we had endured 56 thousand bits per second. In the'80s, the lines of the network could carry 1.5 million bits per second. In 1992, the lines could transmit 45 million bits per second. Research and development projects in providing for the construction of lines with a capacity of hundreds of thousands of bits per second.
The interfaces
Material interfaces are devices that allow the interaction among the universe of digital information and the ordinary world. The input devices capture and digitize the information for the computer processing. The spectrum of options for quality physical body can be directly captured by computational devices: keyboards that allow the entry of text and providing instructions to computers, mouse, through which you can manipulate "the hand" information on the screen, sensitive areas the pressure of the fingers, automatic scanners, sound modules of software.
Once stored, the abstract models are made visible. The quality of media display and output of information is critical to users of computer systems. The evolution of interfaces output has been improving the definition of information. In terms of interfaces, there are two parallel lines of research and development in progress. The first is the "virtual reality". Another survey is the "extended reality", where the natural physical environment is curdled of sensors, cameras, video projectors, intelligent modules, which are interconnected to our service.
The diversification of interfaces, combined with the progress of digitalization, converge to extension and multiplication of points of entry in cyberspace.
The programming
The software is an organized list of coded instructions, aimed at getting the processors perform a task. Through the circuits that command the programs and interpret data, acting on information, transform other programs, run computers and networks, today there are the languages of "fourth generation", which allow the creation of programmed through the design of schemes and manipulation of icons on the screen.
Programs
Applications would allow the computer to provide specific services to users. Some programs calculate the payment of employees, others make invoices, can detect the origin of breads or give advice. Applications are open to customization of evolutionary functions. The operating systems are programs that manage resources of computers and organize the mediation between the hardware and application software.
Computer to Cyberspace
The general trend is the establishment of virtual spaces for independent media, this is the depolarization of the machine. Information technology is deconstructing the computer for the benefit of the waterway and transparent communication, focusing on information. A computer is an assembly of particular units of processing and transmission. Computers can be assembled from different from identical components, and computers of the same brand contains pieces of different origins. The hardware can be assembled and found in places that are not the computers themselves. The computer is not a center but a node, a component of the network provider. Its functions sprayed infiltrate elements of the techno-cosmos.
New Technologies in Communication - Media / Journalism
Prof. Regiane Ribeiro
Student Marcelo Souto
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