quinta-feira, 12 de abril de 2018

Municipalização da iluminação pública aproxima o serviço da população


Desde janeiro a responsabilidade pela iluminação pública, serviço antes executado pela Copel, está a cargo do município de Ibiporã. Conforme o Secretário de Obras Alexandre Casagrande, há mais de um ano e meio isto era aguardado. Devido à incumbência foram adquiridos equipamentos como caminhão munido de cesto e uma caminhonete provida de escada giratória. Além de trocar as lâmpadas, foi atribuído ao município implantar postes de iluminação. “Fizemos vários projetos (aprovados pela Copel) e instalamos dez postes com luminárias no John Kennedy. Em breve atenderemos outras regiões, como o Recanto Tibagi e o Marajoara”, cita.                                                                                       
Com a municipalização é possível ampliar a rede de iluminação, contemplando locais que não dispõem do serviço ou que estejam danificados. A municipalização não gera lucro a Ibiporã, mas o ganho é a proximidade junto ao cidadão e a descentralização, gerando rapidez nos serviços. “Recebemos a taxa de iluminação e investimos alto. Para assumir o trabalho gastou-se mais de um milhão e trezentos mil reais na compra dos veículos e materiais”, afirma.      O técnico em informática Éder Fernandes da Silva, mora na Rua Flor do Campo, no Jardim John Kennedy. Em frente a sua casa foi instalado um poste de iluminação. Ele já observa resultados. “A rua era escura e agora melhorou. O poste foi colocado em frente a uma igreja e as pessoas que a freqüentam aprovaram o trabalho. A ação da prefeitura foi relevante e deve se expandir para outros bairros. Os políticos que lutaram por isso estão de parabéns e mostraram iniciativa e compromisso”, declara.                                                                        

Desde 1990 Silvino Aparecido de Souza solicitava a Copel dois postes na Rua Flor do Campo. Seu pedido não era acatado, justificando-se que a distância era curta. Com a municipalização e o pedido junto ao gabinete do vereador Marcos da Ambulância, em menos de duas semanas implantou-se os postes. “Iluminação pública é fundamental. Com a incumbência a cargo da prefeitura, o atendimento está próximo ao cidadão”, pontua.              
Serviços referentes à iluminação, como troca de lâmpadas ou ampliação da rede devem ser agendados na Secretaria de Obras pelos telefones 31788620 ou 31788617, em horário comercial. Será feito um diagnóstico para orientar e agilizar o trabalho. O prazo de execução, para a troca de lâmpadas, é de até 48 horas após o pedido.




Nenhum comentário: