quinta-feira, 12 de abril de 2018

Queijo Canastra é premiado na França.


O mês de junho foi de grande valia ao queijo canastra. De acordo com o técnico agrícola Maurílio Leite, do Laticínio Canastra, a especialidade obteve a medalha de prata no Mondial du Fromage de Tours, realizado na França. Foram avaliadas mais 600 variedades de queijo. “O canastra é leve, tem casca lisa, amarelada, revestido de uma fina camada úmida e cremosa. Possui sabor acentuado e levemente salgado. A produção artesanal e métodos específicos garantem a ele sabor único e terroir”, diz.                                                                
De origem artesanal, os produtos do Laticínio Canastra podem ser inclusos em catálogos mundiais que reúnem artigos de qualidade gastronômica e sabor inigualável. A exemplo do vinho, o queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) é muito valorizado e tem as seguintes variações: consumidos em dois dias; frescos de 3 a 8 dias; meia cura de 9 a 30 dias; curados de 31 a 60 dias e; curados secos e duros com 60 a 180 dias.                                                         
Maurilio Leite produz uma gama de artigos, oferecidos no laticínio ou na feira da Souza Naves (aos domingos), como pó do queijo nas variedades seco, duro, ralado, fino e peneirado, todos em embalagens de 100 gramas. Há também o queijo palha, oriundo da meia cura, com aspecto grosso, seco e embalado. “O pó de queijo acrescenta sabor, aroma, nutrientes e garante pratos saudáveis. Pode ser usado como tempero e substitui o sal em pratos secos, molhados, doces, salgados, frituras, assados e itens in natura. Ao usar alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, tomilho, hortelã e orégano, é possível acrescer pó de queijo e dar sabor universal, encorpado, forte e goumert”, diz.                    
Quanto ao Mondial du Fromage de Tours, Maurílio ressalta que a fazenda Estância Capim Canastra, do produtor Guilherme Ferreira, apresentou o queijo premiado. “Não imaginava que o canastra poderia obter o prêmio. Isto incentivará os produtores da região. Posso atribuir o sucesso ao resgate do gado Caracu, ao solo com minerais e a água pura da região”, enfatiza Guilherme. A medalha garantiu à estância, que fica em Minas Gerais, o aumento na demanda do produto e agregou valor à iguaria. Antes vendido a R$ 35 o quilo, agora o artigo passou a ser comercializado por R$ 45.                                    
Maiores informações sobre queijo canastra e derivados podem ser obtidos no Laticínio Canastra do Maurilio Leite, localizado na Avenida Mário de Menezes, 1985. O telefone de contato é o 3268 1870.



Nenhum comentário: