segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Venância Rosa guarda memórias da cidade e do companheiro José Venâncio


Quem visita a casa de Venância Conceição Rosa, de 96 anos, em Jataizinho, se vislumbra com a beleza e raridade dos móveis como estaleiras, balcão, guarda roupa, armário e mesa. Os itens têm mais de meio século de existência e são oriundos de quando a família morava no sitio. Mas, este é apenas um capítulo na historia de Venância, que foi casada com José Venâncio Rosa. Eles se conheceram em Monte Santo, Minas Gerais, quando ela tinha 18 e ele 24 anos. Ao se casarem vieram junto com o sogro, que também se chamava José Venâncio, para a Água Branca. Da relação tiveram dez filhos (Laudelino, Noraldino, Valdomiro, Valdelino, Valdenir, Maria, Valdivina, Aparecida, Leonilda e Leonice) que ajudavam no cultivo da terra, na criação de gado e outros animais. Ela recorda que a propriedade era bem situada, além do esposo ser muito respeitado e considerado um bom sitiante.          

Com o passar dos anos a família vendeu a propriedade e comprou a casa onde vive, na Avenida Carmela Dutra. O imóvel centenário é de peroba e com chão de assoalho. Por ali funcionou o Cartório Jesuino. A matriarca recorda que a compra se deu quando o dono do mesmo construía a nova sede e ficou com a sala para atender clientes. O ambiente permanecia com a porta fechada e a família mantinha-se em outros cômodos. Com o fim da construção a sala foi reagrupada ao imóvel.                                                                                                                       
A mudança possibilitou que o patriarca trabalhasse na prefeitura com os prefeitos Evilário Rangel e Armando Pavão. Na mesma época Venância Rosa limpava com arcos o excesso de algodão que ficava nos sacos e também carpia café. Após o trabalho no campo, ela costurou numa fábrica em Assai e também em casa, onde produzia vestuários de uso comum, ternos e vestidos de noiva. “Não existia a variedade de roupas como hoje. Adquiria-se o tecido nas lojas Bressan e Pernambucanas e o quarto de costura tinha moldes, tecidos, linhas, tesouras e agulhas, além da máquina comum e zig zag”, recorda.                                              
É ali na varanda da Carmela Dutra, entre filhos, linhas e tecidos que Venância Rosa lembra da rua calçada de paralelepípedos, das casas de madeira e hortas que existiam onde hoje é o Banco do Brasil ou do antigo posto de combustíveis abandonado na esquina da Avenida Antonio Brandão e onde se localiza um edifício. No entanto, a maior lembrança que vive em sua mente e coração é a do companheiro José Venâncio Rosa, falecido há 34 anos.

Nenhum comentário: