domingo, 5 de agosto de 2012

Delegado alega motivos que levaram a retirar imprensa da 10º Sub Divisão Policial (Publicado em 2004 no zine InformAÇÂO)

Há algumas semanas ocorreu um fato em Londrina que gerou muita polemica e discussões, foi a retirada da 10º Sub Divisão Policial, situada na rua Sergipe, de mesas e do telefone, que estavam no térreo e que eram usados pela imprensa a mais de 12 anos. Tal medida foi duramente questionada por vários meios de comunicação e chegou a ser classificado como censura.
 
O informAÇÃO, conseguiu uma entrevista exclusiva com o Delegado Pedro Colaço, que atuava na delegacia de Pato Branco e foi transferido para Londrina, a menos de três meses. Colaço afirmou que tal medida não foi de censura nem de retaliação, mas sim um ato administrativo. Ele argumenta que havia casos em que o boletim de ocorrência (B.0.) era exposto pela imprensa, em forma de reportagens ou matérias, antes mesmo de chegar aos investigadores da Policia Civil.

Colaço afirmou que o ato foi aprovado por 80% da população, pois havia casos em que a imprensa divulga os B.0. sem que houvesse aprovação das vítimas, o que gerava muitos transtornos, como perseguição, confusões e até prejuízos. Colaço cita o caso de uma churrascaria que foi assaltada . Foram veiculadas na imprensa material referente ao local assaltado. Posteriormente, a freguesia do local parou de freqüenta-lo, o que gerou prejuízos aos donos do estabelecimento.

O delegado disse que existem casos em que a imprensa é sensacionalista e não é ética, pois mostra crimes de assassinatos onde os corpos são expostos, o gera um grande transtorno para a família da vítima. Também existe a imprensa sensacionalista, que muitas vezes não é ética, que expõe crimes que muitas vezes estimulam ou ensinam técnicas aos assassinos, ladrões ou golpistas.

Atualmente, 30% dos B.0. tem autorização das vitimas para serem divulgados pela imprensa, pois, como disse Colaço, deve haver idoneidade do Órgão Público.

O delegado chefe fez vários elogios a jornalismo investigativo, que é muito profissional. Citou também que existe a imprensa que trabalha juntamente com a polícia, ajudando a solucionar casos e a encontrar criminosos.

Foi procurada a redação da Folha de Londrina, para saber algo a respeito da decisão de Colaço. Walter Ogama, Chefe de Redação, respondeu ao informAÇÃO que tal fato não prejudicou a redação do jornal, nem muito menos diminuiu a quantidade de trabalho. Ogama, que tem 20 anos de profissão, afirmou que a linha editorial da Folha está mais preocupada em produzir matérias que ajudem na segurança da população, do que reportagens que explorem o sensacionalismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

I like the helpful info you provide in your articles.
I will bookmark your weblog and check again here regularly.
I am quite sure I'll learn plenty of new stuff right here! Best of luck for the next!

Also visit my web blog: hometown cash advance
Also see my website: cash advance nyc