domingo, 5 de agosto de 2012

A mulher e sua representatividade na política.

As mulheres são maioria na população e a força que ela tem na política brasileira é grande, capaz de fazer transformações significativas e elas têm feito. O engajamento da mulher na vida política do Brasil e do mundo demonstra a capacidade delas no comando de um cargo público. Mesmo com a lei que obriga os partidos a estabelecerem cota mínima de 30% de participação de mulheres candidatas em eleições proporcionais, a participação dela na política ainda é tímida. Faltam incentivos para ela se engajar no cenário político, visto que o Brasil é a 8ª economia do mundo, mas ocupa o 106º lugar no ranking mundial de participação política feminina no parlamento. Esta disparidade deve ser alvo de questionamento por parte de todos os movimentos sociais, partidos e sujeitos, que têm a democracia como princípio indispensável.

Com o direito a votar – o que veio tardio – a mulher conquistaria a cada momento novos setores e na vida política tem contribuído muito para um Brasil melhor. A prova disso são as cidades e capitais que são ou que foram administradas por mulheres competentes e determinadas; sejam como secretárias, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras, governadoras ou ministras.

Ibiporã figura neste cenário. Com a proximidade das eleições, duas candidatas disputam o cargo de a vice-prefeitura, algo inédito. São chances reais de uma mulher ocupar novamente o segundo cargo mais importante do município. Além das duas candidatas, contamos com duas vereadoras, a vice prefeita e diversas secretárias, como a do Trabalho, Saúde e Educação e 34% dos 117 candidatos a vereador são mulheres.                       

Isso tudo não é inédito e engana-se quem pensa que “nunca antes” as brasileiras se interessaram pela vida pública. A luta de nossas avós por representação vem de longa data. Foi um difícil processo, e muitas de suas reivindicações, hoje centenárias, ainda não foram atendidas. Apesar das dificuldades, elas adquiriram o direito ao voto, abraçaram a formação profissional tal quais os homens e hoje caminham lado a lado. Usam sua dureza sem jamais perder a doçura para comandar municípios, estados e nações pelo mundo

A
mulher precisa de mais espaço na política para ressaltar seu potencial na sociedade. Só assim será capaz de termos uma sociedade justa e igualitária. A mulher tem determinação e não deixa se abater com obstáculos que o dia a dia impõe, são mulheres assim, de fibra, coragem, vontade, sonhos, esperanças e capacidade para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais e com históricos de perseverança. Além disso, a
participação da mulher na política é indispensável, pois elas são mais sensíveis em relação às questões sociais e tem o poder de humanizar.

Nenhum comentário: