sexta-feira, 27 de maio de 2011

Relatório Sipat 2011 - Colégio Polivalente de Londrina

Atividades de 11/05/11

Palestra: Qualidade de vida para um viver saudável, com a Assistente Social Tânia Patrícia Bellezi, que atua no Hospital de Ibiporã.

A palestrante iniciou os trabalhos abordando a questão do comprometimento, alegando que a atividade feita com vontade e compromisso, é o ponto inicial para alcançar o sucesso. Outro assunto abordado foi à alimentação saudável ser fundamental para o bem estar físico e mental do ser humano, levando-o a uma vida longa e saudável.
A assistente social relatou a profunda diferença entre os gêneros masculino e feminino, porém esta diferença os faz se completarem, além da necessidade de entendimento mútuo, para não haver desentendimentos e separações. A desunião de ambos não leva a lugar algum e a formula encontrada para a estabilidade no relacionamento é o dialogo. Mas, isto não se restringe apenas aos relacionamentos. É algo amplo e abrangente, permeável ao campo do trabalho, no convívio social. Este é o diferencial que distingue o ser humano: o dialogo.
Por fim, Tânia Patrícia Bellezi, falou sobre a necessidade do controle orçamentário e da administração do mesmo, onde sua vida financeira somente será equilibrada a partir de uma coerência quanto aos gastos.

Atividades de 12/05/11


Palestra: Amputados vencedores, com Tony de Oliveira.

Como um acidente de trabalho pode acontecer e que isso ocasionará pelo restante de sua vida? Esta foi à indagação de Tony de Oliveira, de 33 anos, que teve um membro superior amputado, em conseqüência de um acidente de trabalho. Em seu depoimento, sobre um acidente sofrido no inicio de suas atividades laborais, ele deu um exemplo e alertou a todos que é fundamental a proteção, assim evitando futuros sofrimentos, não somente a quem assistiu à palestra, mas a todos. Para isto, ele ressaltou que a proteção e o cuidado são fundamentais, pois, acidente de trabalho não tem hora, nem local para acontecer e qualquer um pode ser a vitima. “Previna-se! Seja em casa, no trabalho e mesmo conversando com amigos“, afirmou.
Em sua conclusão, o palestrante deixou claro que a proteção cabe a você mesmo e que existem diversos equipamentos para sua segurança. Resta apenas usá-los da forma correta.

Palestra: Benefícios para o trabalhador acidentado, com a Analista do Seguro Social e Terapeuta Ocupacional Melissa Bonicontro Ambrósio.

A Analista do Seguro Social e Terapeuta Ocupacional Melissa Bonicontro Ambrósio, proferiu a palestra acerca dos direitos e benefícios ao qual os trabalhadores têm ao sofrer um acidente de trabalho em determinada função e, também as possibilidades que o mesmo venha desempenhar a mesma atividade, ou não, de acordo com o grau da lesão. Entre as analises apresentadas, a terapeuta ocupacional faz uma comparação da idade que começa a contribuir, com o grau de escolaridade do mesmo.
Melissa Ambrósio também cita que: caso determinado individuo não tenha uma função especifica, através de um questionário é levantado o que gostaria de exercer, para posteriormente qualificar e encaminhar ao mercado de trabalho.

Palestra: Responsabilidade Técnica Civil e Criminal do Técnico em Segurança do Trabalho, com o Engenheiro Civil do CREA-Londrina, Alexandre Barroso.

Na palestra proferida pelo Engenheiro Civil Alexandre Barroso, foi observada a responsabilidade profissional do Técnico em Segurança do Trabalho; e, o exercício profissional, atendida as qualificações estabelecidas por lei. De acordo com o mesmo, as funções e a lei foram regulamentadas por virtude da responsabilidade jurídica, cabendo a obrigação, para evitar danos, a documentação das obras, de maneira oficial. Além disso, ele cita que é necessário o principio da ética, pois uma atitude do trabalhador pode ocasionar a responsabilidade penal, cabendo reclusão de um a quatro anos e multa, que pode chegar a seis salários mínimos.

Atividades de 13/05/11


Palestra: A ISO 1400 é a ISO “verde”, com Walter Lisboa, Técnico em Segurança do Trabalho, administrador e especialista em Gestão Ambiental.

Baseado no ideal de aperfeiçoamento constante, a ISSO 14000 exige que as empresas criem um sistema de gestão ambiental que constantemente avalia e reduz danos provocados potencialmente ao meio ambiente, pelas atividades das empresas. Isto pode incluir a definição de matéria prima, processos de fabricação, uso e desgaste dos mais diferenciados produtos.
Em sua abordagem, Walter Lisboa questiona se a tecnologia ajuda a diminuir os impactos causados pelo homem, afirmando, logo em seguida que “com tantas invenções dos engenheiros ambientais, os impactos estão diminuindo, mas, não bastam apenas esforços isolados, toda a sociedade deve juntar-se e abraçar a causa para vencermos a batalha. Não é possível recuperar todos os recursos naturais que foram devorados, mas, pode preservar e manter os que ainda existem”, finalizou o especialista em Gestão Ambiental.

Nenhum comentário: