quarta-feira, 11 de maio de 2011

Batuque na caixa

Um projeto pioneiro, que levou o ensino da música brasileira até os bairros da periferia de Londrina. O projeto em questão é o Batuque na caixa e sua criação se deu em 1998, com a concretização no ano seguinte, apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura e Caixa Econômica Federal.

Idealizado pelo músico Aldo Moraes, o Batuque na caixa mostrou que a viabilidade de investir no talento de garotos e garotas, à época sem nenhuma perspectiva de aprender música, era tão grande que em 2000 começou a ser elaborado o CD Arte Brasilis, gravado e lançado em 2001.

O sonho de conhecer e tocar com Alcione, Naná Vasconcelos e Olodum se deu em meio a muitos shows e muitas viagens. Nesta caminhada, o trabalho dos professores do projeto e a parceria com as instituições e escolas públicas da cidade, foi fundamental.

O trabalho sério e de qualidade artística deu resultados e reconhecimento, como: o Prêmio Junia Rabello (MG) em 2003 e Voto de Louvor da Assembléia Legislativa do Paraná (2009) e também elogios de personalidades do mundo das letras, música e intelectuais, como a educadora Rachel Mello, do UNICEF, a Revista Guitar Player e a jornalista Amélia Gonzalez (Caderno Razão Social), do Jornal O Globo (RJ).

Atualmente com oficinas de música, teatro e literatura patrocinados pela Eletrobrás/Eletrosul, o Batuque na caixa fez em dezembro o re-lançamento do CD Arte Brasilis e o I Festival de Arte Cultura Batuque na caixa com exposições de fotos, peças de teatro, shows musicais e materiais de promoção da poesia local. Alunos do Centro Cultural Zona Norte e de pólos na Zona Leste demonstraram seus talentos nos eventos do projeto, coordenados pelos professores Valdir Rodrigues e Clodovil Morais.

Mais informações sobre as atividades: www.batuquenacaixa.blogspot.com e no e-mail projetobatuque@bol.com.br;

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom projeto