quarta-feira, 11 de maio de 2011

Administração por Objetivos

Terminada a Segunda Grande Guerra (1939-1945), a empresa norte-americana começa a sofrer grandes pressões vindas de vários flancos. Se de um lado havia o governo cobrando resultados, querendo regular a produção, de outro o empresariado ávido pela redução das despesas e aumento dos lucros, que desde 1929 estavam em queda. Ao fim de tudo isso, quem sente a pressão são os gerentes e os operários, obrigados a se desdobrarem para satisfazer seus chefes.
E, neste ambiente de pressão, na década de cinqüenta, surge a Administração por Objetivos – APO. Primeiramente, em função da pressão exercida, ficou conhecida como Técnica de Direção por Esforços, mais tarde Administração por Pressão e, por fim, APO. Quem criou este método, foi Peter Drucker, em 1954, cujos princípios estão relatados no livro “Teoria da Administração por Objetivos”.

Drucker afirmou que a participação na fixação dos objetivos e a auto correção permitiam um escape para os atritos crescentes, originados pelo excesso de pressão de cima para baixo. Antes da Administração por Objetivos essa pressão era exercida no sentido de obter resultados que não estavam claramente definidos para os gerentes, e que eram avaliados através de métodos empíricos e irreais. Como a administração média se recusasse a aceitar pacificamente as avaliações e as pressões exercidas, era tida como rebelde pelos superiores, os quais aumentavam, em represália, as pressões e controles. Fechava-se, então, o círculo vicioso: mais pressão, mais resistência, mais pressão.

O QUE É A ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

Segundo Dale D. Mcconckey, a Administração por Objetivos é "um método administrativo de planejamento e avaliação no qual são estabelecidos objetivos específicos para cada gerente, durante um ano ou outro qualquer período de tempo. Ao final do período estabelecido, os resultados alcançados são avaliados em confronto com os originalmente estabelecidos”.
Já o administrador paulista, J.B. Lodi, define a APO assim: “É um método através do quais todas as gerências de uma empresa estabelecem metas para as suas operações no início de cada exercício, em consonância com as metas gerais do empreendimento, fixadas pelos acionistas através da diretoria. Esses objetivos não incluem tarefas rotineiras, que todo gerente normalmente executa, mas planos de ação e melhoramentos que melhor contribuem para a consecução dos resultados-chaves da empresa”.

Outros definem desse modo:

“Processo pelo quais os gerentes, superiores e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidades de cada um em termos de resultados esperados e usam essas medidas como guias para operações dos negócios”. (Peter Drucker).

Por fim, Jairo dos Santos, na Obra Administração por Objetivos, da a seguinte definição: “Método de exercício continuo e dinâmico para gerir empresas com objetivos definidos, controle e avaliação, tudo sendo feito para que os resultados alcançados sejam iguais ou superiores aos planejados”.

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