domingo, 15 de maio de 2011

Poka Yoke

Poka Yoke é uma técnica simples para eliminar as falhas humanas no local de trabalho, usando dispositivos baratos que podem ser desenvolvidos no próprio chão de fábrica por operários. Os sistemas Poka-Yoke permitem que seja atingido o zero defeito e eliminado a inspeção após a produção. Ao mesmo tempo em que o Poka-Yoke melhora a qualidade, também previne as falhas que podem levar a quebras ou a outros tipos de problemas com os equipamentos.

No Japão do inicio do século XX, Sakichi Toyoda inventou o que pode ser considerado o primeiro dispositivo poka-yoke: um mecanismo que, acoplado ao tear, era capaz de identificar o rompimento de um fio ou o atingimento da quantidade de tecido a ser produzida, paralisando a operação imediatamente. Esta singela invenção possibilitou que vários teares fossem operados por um único trabalhador, o que representou uma grande vantagem competitiva há época.

O conceito de dispositivos capazes de “detectar uma anormalidade no processamento” foi, anos mais tarde, aplicado e difundido na Toyota Motor Company por Taiichi Ohno. Shigeo Shingo, consultor da Toyota durante muitos anos, encarregou-se de aprimorar este conceito e disseminá-lo em indústrias do mundo inteiro.


Shingo classifica os dispositivos poka-yoke da seguinte forma:

- Método do Controle: Pára a linha ou a máquina de forma que a ação corretiva seja imediatamente implementada; - Método da Advertência: Detecta a anormalidade e sinaliza a ocorrência através de sinais sonoros e/ou luminosos para atrair a atenção dos responsáveis; - Método do Contato: Detecta a anormalidade na forma ou dimensão através de dispositivos que se mantêm em contato com o produto; - Método do Conjunto: Utilizado em operações executadas numa seqüência de movimentos ou passos pré-estabelecidos, garantindo que nenhum dos passos seja negligenciado; - Método das Etapas: Evita que o operador realize, por engano, uma etapa que não faz parte da operação, executada através de movimentos padronizados.

O dispositivo poka-yoke é um componente fundamental das práticas de controle da qualidade na Toyota: o Controle da Qualidade Zero Defeitos (CQZD). Ele visa a eliminação total dos defeitos a partir da identificação e bloqueio de suas causas, os erros. O CQZD pode ser definido como a aplicação de dispositivos poka-yoke em regime de inspeção 100%, na fonte dos defeitos, gerando um feedback e ação corretiva imediatos.

Além do importante papel na prática do CQZD, o dispositivo poka-yoke é um elemento essencial na autonomação (Jidoka), que é um dos dois pilares do Sistema Toyota de Produção, que consiste em facultar ao operador ou à máquina a autonomia de parar o processamento sempre que for detectada qualquer anormalidade. A autonomação, através da detecção de anormalidades e paralisação do processamento, visa garantir um fluxo contínuo de produtos 100% conforme. É parar o processamento para não ter que interromper o fluxo.

Quanto a Segurança no Trabalho, apura-se que o método ajuda o técnico, ao possibilitar maior interação com os funcionários, a fim de, solucionar e eliminar possíveis falhas. Porém, neste sistema, deve-se olhar com muito cuidado o funcionamento das máquinas para não haver acidentes.

Nenhum comentário: