sexta-feira, 11 de março de 2011

As Mães Voluntárias do CAIC

Todos os dias Cleide e Maria Lúcia são responsáveis por cuidar dos filhos de centenas de mães e de os acompanhar no retorno às suas casas. Assim é o voluntariado, um ato que não dispensa ações de amor e carinho.

Dentre as ações de cidadania, o voluntariado destaca-se por ser uma atividade não remunerada, exercida pela dedicação dos que trabalham por uma causa ou em prol do bem comum. Este é o exemplo de Cleide Maria Grana, de 25 anos, moradora do Pedro Morelli e de Maria Lúcia Assis, de 35 anos e moradora da Vila Esperança. Ambas são mães voluntárias com filhas matriculadas no CAIC e que participam do projeto “Pais na Escola”.
Sem receber nenhuma remuneração, as mães voluntárias contam que a rotina é difícil, sempre começando em torno das cinco horas da manhã, quando preparam o café da manhã e almoço aos respectivos maridos e de fazer os serviços domésticos. Cleide diz que ao se dar conta, está próximo das seis e quarenta, horário que o ônibus escolar lhe busca junto com sua filha, aluna do pré. No itinerário, entre o Pedro Morelli e o CAIC, embarcam outras crianças com idades de três a quatro anos, onde o cuidado deve ser extremo para que fiquem sentadas no ônibus e não se machuquem.
No decorrer do dia elas atuam no CAIC observando e monitorando os alunos, seja no pátio ou dentro do ônibus, quando voltam as suas casas. “Para atravessar a rua, paramos os carros e fazemos uma fila para todos entrarem com segurança no coletivo e ter um destino seguro”, completa Maria Lúcia, mãe de uma aluna da 2ª série.
Com a jornada terminando em volta das 18hs40min (dezoito horas e quarenta minutos), elas vêem dificuldades para que os alunos, principalmente da zona rural, possam freqüentar o CAIC, uma escola pública, gratuita e de qualidade. “Sabemos que nossa ação deixa muitas outras mães tranqüilas quando suas crianças estão bem cuidadas. O reconhecimento origina-se tanto dos pais quanto dos alunos”, diz Maria Lúcia.
Há mais de oito meses no projeto “Pais na Escola”, Cleide ressalta que o maior incentivo à participação no projeto é a doação de tempo em prol dos outros, baseada no amor recebido dos alunos, mas não se esquecendo que com os estudos a vida pode melhorar. “A educação é fundamental na formação do cidadão para existir caráter e se construir um futuro brilhante”, finaliza.

Nenhum comentário: