sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Muralha, Guerreiros e Cidade Proibida convivem com neons em cenário de Blade Runner.

Quebra a cara quem chega à China imaginando encontrar em cada esquina prédios com a arquitetura típica ou gente comendo carne de cachorro e espetinho de escorpião. Para o bem ou para o mal, a China modernizou-se. As grandes cidades compõem um cenário mais próximo de uma Chicago do que daquele mostrado pelo premiado diretor de cinema chinês Zhang Yimou no clássico "Lanternas Vermelhas".

Pequim, por onde em geral os turistas começam sua visita à China, tem largas avenidas arborizadas, cercadas de álamos e jardins bem cuidados. A velha China existe, é claro, mas precisa ser procurada. Está tinindo e restaurada, por exemplo, à espera de 50 mil turistas por dia, na Cidade Proibida, palácio no qual viveram 24 imperadores durante cinco séculos, até 1911. Entra-se na Cidade depois de uma caminhada de arrepiar pela Praça da Paz Celestial.

A velha China, em Pequim, está também em alguns históricos "hutongs", bairros típicos do período imperial, com casas paupérrimas em torno de um terreno de uso comum. A partir da segunda metade do século passado, essas vilas deram lugar aos arranha-céus que hoje dominam a paisagem da capital chinesa. Alguns foram mantidos e fazem parte dos roteiros turísticos de Pequim. É como se o governo demolisse todas as favelas do Rio, construísse prédios em seu lugar e mantivesse algumas para mostrar a velha realidade a visitantes curiosos. Praticamente toda a Pequim, com 2 mil anos de história e 17 milhões de habitantes, foi demolida nas últimas três décadas, operação concluída nos anos que antecederam a Olimpíada de 2008.

A 50 km de Pequim está um trecho dos 8 mil km remanescentes da "Grande Muralha". É um passeio imperdível, mas a subida até o ponto mais alto do muro que serpenteia a montanha exige algum preparo físico. Ao chegar lá em cima, após ter subido uns 800 metros nas escadas e rampas do dorso da muralha, você poderá se surpreender com um senhor gordo, de bengala, ou com uma chinesa idosa, fazendo a caminhada de volta.

Nenhum comentário: