domingo, 20 de dezembro de 2015

Fundado no ano 2000, Conselho de Segurança Comunitário busca ações efetivas e tem amplo apoio dos comerciantes.

O Conselho de Segurança Comunitário foi criado no ano 2000 e tem como presidente Milton Firmino de Oliveira, de 73 anos. Um dos fundadores, ele afirma que o conselhoé um elemento que auxilia na segurança da comunidade. “Ajudei na constituição do Estatuto e no registro da entidade junto ao Ministério Público do Estado e União. O Conselho tem por finalidade corrigir falhas de segurança que possam existir. Ele estáem contato com a polícia, observando o que há de errado, para levar ao conhecimento da lei”, diz.                                                            
Milton Firmino cita que o maior problema relacionado a segurança de Jataizinho é a defasagem relacionada a recursos, equipamentos e material. Porém, os profissionais da área de segurança pública são competentes e comprometidos, não medindo esforços para levar tranquilidade aos moradores. Em relação as ocorrências, ele enfatiza que a cidade já foi violenta, mas devido o trabalho da Polícia Militar, que ampliou o efetivo e veículos, hoje pode se dizer que a situação mudou bastante. “Isto se deve a influência direta e ações do Conselho de Segurança e principalmente ao trabalho da Polícia Militar. Quando vemos que algo não tem resolutividade, procuramos o sargento, discutimos e chegamos a um consenso para dar o melhor a comunidade”, pontua.                                 
Composto por seis membros, o Conselho de Segurança Comunitário tem reuniões mensais e não abertas ao público. A participação popular ocorre em situações específicas, geralmente quando há um problema e cabe aos munícipesopinar a respeito de possíveis soluções. Milton Firmino ressalta que entre as ações efetivas está a cobrança para que as viaturas funcionem plenamente, não podendo faltar combustível e manutenção. “No período que havia a Delegacia da Policia Civil no município, solicitamos ao Governo do Paraná a troca das viaturas que estavam precárias, pedido que foi atendido. A falta da mesma (delegacia) torna algumas áreas ineficientes, pois diversos casos são resolvidos em Ibiporã. Falta uma atenção especial para Jataizinho e ativar a delegacia seria um passo importante”, afirma.                                                                                   
Com amplo conhecimento em segurança, Milton Firmino se empenha no que faz e parabeniza os habitantes de Jataizinho, pois como citado anteriormente, são eles que fazem a cidade ser tranquila e segura, onde o morador pode sair à noite e não presenciar ou ser vítima de violência ou aborrecimentos. Quanto aocomercio, o conselheiro ressalta que não há ocorrência de furtos e roubos. “O comércio apoia piamente o conselho, uma vez que ele reforça nosso trabalho e nos dá força e autonomia para exigirmos melhorias”, finaliza.



Nenhum comentário: