domingo, 3 de novembro de 2013

Rede de esgoto começa a ser instalada no José Giordano, em Londrina.

Após muitas lutas, idas e vindas a SANEPAR e um abaixo assinado, com cerca de 80% das assinaturas dos moradores do Conjunto José Giordano, foi possível a concretização de uma antiga reivindicação: a implantação da rede de saneamento e esgoto, que irá eliminar as fossas, gerar qualidade de vida, saúde e a eliminação do mau cheiro, além dos insetos nocivos.                            

Porém, a conquista não seria possível sem a mobilização dos moradores do José Giordano. Um das lideranças populares do bairro é o comerciante José Adilson Santos, conhecido como Tamarana. Segundo ele, após reivindicar na imprensa a solução do problema, o comerciante foi orientado pela gerente regional metropolitana da SANEPAR, Mara Lúcia Kalinowski, a desenvolver um abaixo assinado com a solicitação dos moradores.                                                   

O José Giordano foi entregue em 1996. Com 524 casas, foi construído em regime de mutirão, através do programa Morar Melhor, do governo estadual. Um dos melhores bairros de Londrina, o “Mutirão” carecia da benfeitoria.                                                          
Tamarana, lider comunitário do José Giordano.
Segundo Tamarana, mais de 50% da obra já está concluída e 162 famílias já podem usufruir da rede de esgoto. A SANEPAR investe R$ 717.717,00 (setecentos e dezessete mil e setecentos e dezessete reais), onde a empresa Hidro Ambiental Saneamento e Obras foi à vencedora da licitação. O prazo para a execução são 180 dias e consta em contrato a execução de obra de ampliação do sistema de esgoto sanitário de Londrina, compreendendo a execução de rede coletora de esgotos e ligações prediais de esgotos, no José Giordano, com fornecimento total de materiais. “Isto é infraestrutura que melhora a saúde da população e valoriza os imóveis. Na cidade, há bairros mais antigos que não obtiveram tal beneficio. O que aconteceu aqui foi mobilização e iniciativa popular. Se não tivéssemos feito isto, esta obra não teria saído do papel”, afirma.                                                                                          

As mudanças e melhorias no “Mutirão”, aos poucos vão ganhando valor e se refletem na qualidade de vida dos moradores. Tamarana, que se tornou presidente da associação de bairro, mostra com orgulho o antigo eco ponto, que foi eliminado. “O eco ponto virou um lixão ao céu aberto e incomodava quem mora perto. Tinha de tudo: rato, barata, incêndios, mau cheiro e até desova de cadáver. A situação estava insuportável e fomos a CMTU, junto ao diretor operacional, Gilmar Domingues. Ele nos atendeu prontamente, retirando o eco ponto e o lixo acumulado”.                                                                                             
O lugar, que é um fundo de vale está sendo revitalizado com a construção de uma pista de skate, um campo de futebol, uma academia ao ar livre, além da horta comunitária, que já rende seus primeiros frutos. 

Nenhum comentário: