A Universidade Estadual de Londrina possui sua própria editora. Desconhecida para muitos alunos, a EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina) localiza-se no próprio Campus Universitário. Com média de 4 livros/mês, seu volume de publicação equipara-se ao das editoras da UNICAMP (Universidade de Campinas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Os livros publicados pela EDUEL chegam hoje a todas as regiões do Brasil. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste a editora têm cobertura de quase 100%, e nas regiões Norte e Nordeste, onde a distribuição é menos eficiente devido ao alto custo do transporte, está presente fundamentalmente nas livrarias universitárias .
Segundo a diretora da EDUEL, professora Patrícia de Castro Santos, a editora vem crescendo, vendendo bem, recebendo prêmios, realizando eventos importantes, enfim, tendo seu trabalho reconhecido e até recebendo prêmios da Academia Brasileira de Letras. Na área de eventos, a diretora cita a Primeira Feira do Livro de Londrina, realizada pela editora em agosto. Para Patrícia, o objetivo maior da feira é estabelecer em Londrina um grande evento literário, já que o município possui dois eventos culturais de grande porte nas áreas de música – o Festival de Música de Londrina - e teatro – o Festival Internacional de Londrina – mas nenhum na área de livros.
Com mais livros publicados e realizando mais vendas, a receita da editora tende a aumentar. Essa receita é reinvestida 100% na própria editora. A diretora menciona a compra de equipamentos, reformas na estrutura física e adequação de espaços, como a realizada na livraria da EDUEL para atender o público universitário.
A quem interessar possa, a professora Patrícia diz que os critérios de publicação da editora não são os de titulação do proponente, mas sim de qualidade da obra indicada. Ou seja, nem só professores, mestres e doutores podem ter seus livros publicados pela EDUEL. Porém, como toda editora universitária, o livro precisa possuir caráter acadêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário