domingo, 24 de junho de 2012

Robótica para crianças

Em parceria com a Fundação Cultural, Edutec traz aulas de robótica para Ibiporã.

A robótica está presente cada vez mais nas industrias pesadas, como por exemplo, as automotivas. São poucos os profissionais da área e mais raros os cursos sobre o assunto.
Observando não haver nada específico para crianças e adolescentes, o matemático Danilo Wille, de 31 anos e a professora de Biologia e graduanda em Pedagogia, Daniele Goto, de 27 anos, criaram há três anos a Edutec, visando o ensino de excelência na robótica.
Em Ibiporã, a Edutec funciona numa sala cedida pela Fundação Cultural e atende crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. A atividade, que estimula o trabalho em equipe, começa com os instrutores indo as escolas apresentar o projeto, que consiste numa aula experimental onde se explana como se monta e funciona os robôs com motores, engrenagens e programação. A base são os materiais da Lego ou outros alternativos, como conduite ou fios de nylon. A partir daí, estuda-se mecânica, funcionamento de alavancas, rodas, eixos, engrenagens ,polias, roldanas, parafusos, cunha e plano inclinado. Tudo isso, para criar conceitos de educação tecnológica. “Desde os primórdios o homem usa a tecnologia para o bem estar. A educação tecnológica, como a robótica e a programação de computador, são diferenciados e ajudam a produção de máquinas complexas. Através de conceitos básicos é possível estimular a produção de tecnologia nacional, baixando o custo para todos terem acesso”, afirma Danilo Wille.
Daniele Goto, que estuda Pedagogia, ressalta que são ensinados princípios básicos, afim das crianças obterem resultados, além de fazê-los raciocinar, desenvolver tecnologia e resolver problemas do dia a dia. “Deve haver uma transformação nas escolas e na educação através do construtivismo, onde se cria e constrói”.



Nenhum comentário: