domingo, 24 de junho de 2012

Associação de moradores do Ângelo Maggi transforma e traz melhoria da qualidade de vida na região.

A liderança comunitária pode ser exercida das mais diferenciadas formas, sendo as associações de moradores uma opção para a conquista e manutenção dos benefícios locais. Nas associações nascem lideranças obstinadas a trabalhar e mostrar resultados fundamentais para a transformação. Assim podemos ver o exemplo da AMAGGI, a Associação de Moradores do Ângelo Maggi, representada por Carlos Alberto de Oliveira, morador há três anos no bairro e que há um ano, no dia 4 de novembro de 2009, assumiu a função.

Pai de Gustavo Luciano de Oliveira, 11 anos, Augusto Luciano de Oliveira, de 3 anos e esposo de Claudinéia Luciano de Oliveira, 32 anos, Carlos relata que sua entrada na AMAGGI foi motivada pela intenção de melhorar as condições locais. Morando em frente ao centro comunitário, viu a possibilidade de concretizar seus sonhos, como a revitalização da praça, com a implantação de bancos, mesas e iluminação. Objetos que, apesar de simples, trouxeram mais conforto a quem a freqüenta. Outra benfeitoria foi a reforma do centro comunitário, com a troca de 28 vidros, antes depredados, e a reforma da cozinha que ganhou uma nova pia, cozinha, banheiros e iluminação no salão de festas. “O centro comunitário era tomado pelo mato e após a entrada da nova diretoria, tomamos a atitude de reverter o estado de abandono. Antes havia mato e escuridão. Hoje, quem quiser vir aqui, verá um local iluminado e uma bela praça que propicia bem estar ao Ângelo Maggi e também dos bairros ao entorno como o Cinqüentenário, Canaã, Padre Rino Nogaroto, Jardim Tupy, além de poder sociabilizar, junto a comunidade, os futuros moradores do Conjunto Guandalini”, afirma.

Carlos Alberto, que aos poucos se torna uma liderança na região, destaca que nada seria possível sem a ajuda da prefeitura, sempre presente com ações que envolvem tapa buracos de ruas, poda de arvores e atividades como o “Viva seu bairro”, aonde as diversas secretarias, como a de Obras e Saúde, vão aos bairros realizar exames médicos, limpeza das ruas, combate a dengue, além de outras ações. “A nossa liderança foi uma revolução e a AMAGGI espera contribuir com outras associações de moradores para que haja uma mudança nos bairros”, cita Carlos Alberto.

Outra novidade, demonstrando que uma associação de moradores não é necessariamente algo tradicional, foi a criação de um blog, o angelomaggi.blogspot.com, onde todos podem acessar e ver as melhorias e registro fotográficos das festas na comunidade.

Além das festas, o salão oferece gratuitamente uma gama de cursos como capoeira, kung fú e alongamento. Ele ressalta que o espaço pode abrigar cursos de manicure, pedicure, pintura em MDF e outros mais, porém não há alunos suficientes para completar as vagas. “A comunidade está convidada a participar, não apenas da atividades oferecidas pela associação, mas também dos cursos oferecidos pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Trabalho, qualificação que irá melhorar as condições sociais, de renda e ajudará na inserção para o mercado de trabalho”, finaliza.

Nenhum comentário: