sexta-feira, 6 de abril de 2012

Na 15ª Legislatura, Vereadores Mirins são o exemplo da cidadania e que participação politica é direito de todos.

A Câmara dos Vereadores Mirins, atualmente na 15ª legislatura e com inicio dos trabalhos previstos para fevereiro, é um projeto que cria valores cívicos e morais aos estudantes, estimula o senso crítico, o debate sobre o que deve ser melhorado na cidade e encaminha propostas relativas à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outros de interesse geral. O projeto tornou-se um exemplo sem igual em todo o Brasil e são diversos os estudantes, em Ibiporã, que postulam a função. A última eleição, realizada em novembro, nomeou para o mandato de um ano (sem direito à reeleição), estudantes de escolas públicas e particulares da cidade, matriculados na 7ª e 8ª série do Ensino Médio. De caráter pedagógico, o projeto visa à cidadania, traz a situação da Câmara para os jovens e é um dos mais antigos do Paraná, surgindo em junho de 1997, através da Resolução 01/97, de autoria do vereador João Toledo Coloniezi e da atual secretaria do Trabalho e Emprego, Lourdes Narciso, na época vereadora. A Câmara dos Vereadores Mirins representa um intercâmbio e visa à educação, amplia horizontes e propicia o envolvimento da comunidade, possibilitando a todos conhecerem como funciona uma das esferas do poder. Segundo o vereador João Colonieze, o projeto funciona da seguinte maneira: após a discussão dos temas, a pauta vira Projeto de Lei, encaminhado a Câmara dos Vereadores, para apreciação e, a iniciativa é de grande importância para a administração pública ao buscar resoluções através da representatividade, participação e sensibilidade dos vereadores-mirins.

Veja os novos Vereadores Mirins e as escolas que representam:

Titulares: Heloisy Aparecida Silvino Paviotti, do Colégio Antônio Iglésias; Ariane Suelen Caetano Hespanhol, da Escola Basílio de Lucca; Leonardo Pelisson de Souza, da Educativa Curso e Colégio; Amanda Aliano, do Colégio Integrado Sônia Marcondes; Caroline Zapelini, do Colégio Jardim San Rafael; Paula Haruna Shingo, do Colégio Olavo Bilac; Enzo Gabriel Vercezi, da Escola Santa Marta; Nayra Beatriz Borsato, do Colégio Teothônio Vilela; José Guilherme Aparecido Nunes, da Escola Ulysses Guimarães e; Diego Eduardo Freitas Godoy, da Unidade Polo.

Suplentes: Marcelo Galdino da Silva Júnior, do Colégio Antônio Iglésias; Wesley Cordeiro dos Santos, da Escola Basílio de Lucca; Bruno Lourenço dos Santos, Educativa Curso e Colégio; Natalia Neves Moreira, Colégio Integrado Sônia Marcondes; Carlos Anderson Batista de Souza, Colégio San Rafael; Ricardo Yamasaki Marques Filho, Colégio Olavo Bilac; Bruna Leticia Toledo, Escola Santa Marta; Renata Vilma dos Santos Silva, do Colégio Teothônio Vilela; Ana Paula Oikawa Alves, da Escola Ulysses Guimarães e; Daiane Taísa Dias, da Unidade Polo.

Nenhum comentário: