quarta-feira, 18 de maio de 2016

Rua Primavera, em Ibiporã, ganha melhorias relacionadas à drenagem urbana.


Após indicação do vereador Marcos da Ambulância, a Rua Primavera no Jardim Éden (próximo a Ibimóveis) foi asfaltada. Conforme o Secretário de Obras, Alexandre Casagrande, o asfalto era aguardado pela comunidade com anseio. Outra melhoria foi o alargamento da passagem na via férrea, passando de nove para 14 metros, além de aumentar o recuo da calçada, gerando mais segurança a população. Outra obra que contempla o bairro é a construção do ginásio de esportes e a ampliação das galerias pluviais. “Já existe rede de água e captação de esgoto. A ampliação das galerias aumenta a qualidade de vida, valoriza os imóveis e melhora o ambiente, uma vez que há o destino adequado das águas e a preservação do asfalto. A água é a maior inimiga da pavimentação e o produto aplicado (CBUQ) dura mais de vinte anos”, diz.                  
Alexandre Casagrande também é membro da Defesa Civil e relata que a Secretaria de Obras se preocupa com a drenagem urbana devido os alagamentos. Por isto há diversas ações, como a ampliação da coleta de água através do maior número de bueiros, como por exemplo, na Avenida dos Estudantes ou a incansável limpeza das bocas de lobo, onde está se firmando um contrato para executar o serviço através do caminhão hidrojato. “A drenagem é uma preocupação constante devido à questão ambiental. Cabe a população não deixar o lixo obstruir os bueiros e que ele não vá para os rios, causando assoreamento”, relata. Outra ação da Administração Municipal é a troca do piso por paver em locais públicos, como na Prefeitura, na sede do antigo Fórum (onde funcionará a Secretaria de Saúde), na Câmara dos Vereadores e na Praça Pio XII. “O paver ajuda a absorver, numa chuva torrencial, cerca de 30% das águas. Algo muito bom ao meio ambiente e para Ibiporã. Ele melhora a mobilidade urbana, propiciando o deslocamento de pessoas com as mais variadas deficiências. Em breve, mais de 20 mil metros de calçada neste modelo serão implantadas nos espaços públicos, causando resultados imediatos na drenagem urbana”, afirma.                                                                  
Em todo este processo a coleta seletiva é fundamental, onde a população deve se engajar e participar ativamente. O serviço, que é referência e administrado pelo Samae, tem a frente o competente Miguel Gardini. “As garrafas pet, graças ao trabalho da 1ª Dama Eliane Eik, são coletadas e recicladas durante o ano inteiro através de promoções nas escolas. Famílias inteiras se unem para fazer um dos Natais mais bonitos da região com o meio ambiente preservado”, pontua. 

Nenhum comentário: