quarta-feira, 18 de maio de 2016

No 5º mandato, Vereador Orlando Ferreira, de Ibiporã, atua para deixar um legado como cidadão.

A experiência política do vereador Orlando Ferreira é muito grande. Exercendo o 5º mandato, ele se elegeu em 1977 pelo MDB, onde fez quase 300 votos e ficou por seis anos. Ele recorda que os resquícios da ditadura militar ecoavam por haver apenas dois partidos, o MDB e a Arena. Além disso, o atual prefeito José Maria Ferreira foi seu companheiro de legislatura entre 1977 a 1982. Na época o prefeito era o Francisco Deliberador, o popular Doutor Chiquito. No outro mandato, de 1983 a 1988, o prefeito era o Daniel Pelisson, que atua em Londrina como Secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.                                                                                                             

Após uma seqüência de vinte anos como vereador, ele retornou no ultimo pleito, onde fez quase 700 votos. “No primeiro mandato tinha dificuldades porque Ibiporã era desprovida e tinha muitas carências. O Doutor Chiquito pegou a prefeitura numa situação difícil, com dividas e o pagamento dos funcionários atrasado três meses. Para dar uma solução, ele tentou um empréstimo, mas antes devia quitar pendências junto ao antigo INPS, algo feito em parcelas. Com a verba obtida ele asfaltou as principais ruas de Ibiporã, uma vez que a benfeitoria contemplava apenas as avenidas Paraná e Santos Dumont. As vias eram de paralelepípedo ou terra. O Doutor Chiquito fez um trabalho diferenciado, sendo ele que construiu a primeira creche da cidade no Centro Social”, recorda.                                                                                            
Exercendo a segunda legislatura junto ao prefeito Daniel Pelisson, ele cita que muitas obras foram realizadas, como o teatro e outras creches. “Aos poucos as coisas mudaram. Ganhávamos um salário mínimo e não havia assessor. Existia apenas um funcionário na Câmara dos Vereadores, o Jamil Sacca. Ele fazia desde a limpeza ao serviço administrativo. Com as mudanças na lei, hoje se pede mais estrutura para administrar o legislativo”, relata.                                    
Com anos de experiência, ele cita que o vereador tem a função de ajudar o executivo através de muitas ações, como visitar bairros e ter contato direto com o povo a fim de orientá-los no encaminhamento e solução dos problemas. “A demanda é grande e o trabalho depende de empenho e disposição. O vereador é o porta voz que liga a população ao prefeito”, diz. Ele ressalta que se reelegeu devido ao reconhecimento do trabalho e demandas de obras e limpeza, são encaminhadas diretamente por ele ao setor responsável, além de fiscalizar. “Contribuo com o município e exercer o mandato de vereador é um privilegio que me possibilita deixar um legado como cidadão”, diz  

Nenhum comentário: