sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Comunidade Terapêutica Passo a Passo usa a laborterapia no tratamento de alcoólatras e dependentes químicos.


Há sete meses a Comunidade Terapêutica Passo a Passo, administrada pela enfermeira Tânia Ferreira e coordenada por Marcus Vinicius Ferreira, funciona num espaço de 8,5 alqueires no Jardim Kennedy. Voltada ao tratamento do alcoolismo e dependência química, a Passo a Passo não tem fins lucrativos e atende cerca de 20 pessoas tendo como base trabalho, oração e disciplina. Usa-se os “12 passos” dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos e a laborterapia. Há normas de convívio, horários e disciplina, uma vez que ao entrar na comunidade muitos chegam desregrados. Para ingressar existem duas situações: espontânea ou trazidos por familiares, sendo que a pessoa pode sair no momento que desejar devido o local ser de “portas abertas”. Muitos internos não tem família, foram abandonados ou encaminhados por elas ou direcionados por assistentes sociais e órgãos de saúde pública.                                   

O cronograma da comunidade, na parte da manhã, consiste no desjejum, parte espiritual e laborterapia. Pela tarde é feita novamente a laborterapia e há atendimento psicológico, espiritual, palestra sobre os “12 passos” e debates acerca de caráter e sentimentos. As atividades, segundo os coordenadores, não são repetitivas ou maçantes, pois muitos pacientes foram reprimidos e estão ali para buscar ajuda. Em relação à laborterapia, ela consiste no trabalho interno e do campo, onde há animais, plantações e o convívio com a natureza. “Isto serve para adquirir responsabilidades e readaptar ao trabalho fora da comunidade. Na laborterapia mostramos a ele sua dificuldade e porque usou álcool e drogas, uma vez que há motivos para isto e estas substâncias não afastará os problemas, mas sim fará aumentar”, diz Marcus Vinicius.                                                                                                               

Além da comunidade de Ibiporã, há uma unidade feminina em Congoinhas com o mesmo cronograma. Muitos internos encaminhados por assistentes sociais não tem condições de pagar o tratamento. Para que ocorra a construção do dormitório, cozinha e manutenção do espaço, a Passo a Passo aceita doações de alimentos, roupas e materiais de construção. Ela disponibiliza transporte para buscar estes itens. Maiores informações podem ser obtidas nos telefones 84222410/99766870/98597415/99634030. 

Nenhum comentário: