sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sugestão: Aquecedor Solar gera economia e ensina estudantes sobre o valor da energia

O tema energia renovável é muito discutido no contexto político e econômico. Diversas são os projetos e alternativas para diminuir o custo da geração e fontes de energia. Em Londrina, o professor de Química e Educação Ambiental do Colégio Olympia Tormenta, Márcio Adriano Medina, desenvolve, junto com alunos, na creche do Maria Cecília, um aquecedor solar feito com material reciclado. Para a construção do artefato são necessárias garrafas pet cristal, caixas de leite, tubos e conexões. Para captura da energia, os raios solares incidem no painel e causam o efeito estufa. A água, em constante circulação pelos tubos, aumenta a temperatura, podendo chegar a 60 graus. Mesmo no compartimento único, água quente e fria não se misturam. O mecanismo influencia nos custos da creche por diminuir o uso da eletricidade e também gera conforto. Mesmo com o tempo nublado, o aquecedor funciona e uma família de cinco pessoas economiza até R$50,00 por mês.

Professor Márcio: 91124471
- O que é preciso para ter acesso ao projeto?
- O custo e a manutenção são altos?
- Se quiser instalar na minha comunidade, o que devo fazer?
- Como é visto o retorno pelos alunos?

Geraldo Leão, aluno do curso de Técnico em Meio Ambiente, participa da elaboração do aquecedor. Para ele, o aprendizado técnico ajuda no conhecimento, mas a conscientização de que o aquecedor pode diminuir os custos, no fim do mês, é de grande valia.

Aluno Geraldo Leão: 99470158/33360169
- O que você aprendeu, não apenas na área técnica, mas quanto a sua criticidade e conscientização quanto às energias renováveis?
- isso pode ser levado a outros alunos?
Você faria um aquecedor em sua casa?


Na creche, as coordenadoras sabem que o aquecedor pode gerar mais conforto e economia. A entidade, que recebe muitas doações, pode dinamizar suas contas e economia, pelo sistema, além de poder levar conforto e melhores condições as crianças que atende.
Laura/Cida (coordenadoras): 99440169
- O que o aquecedor pode mudar?
- Isso é um exemplo a ser seguido por outras entidades? Por quê?

Nenhum comentário: