quinta-feira, 17 de junho de 2010

Linha e entrelinhas

Ibiporã saiu mais uma vez na frente ao adotar o Pro Jovem Trabalhador e qualificar 300 jovens para o mercado de trabalho. O interesse dos alunos é grande e o SENAI, que chancela o projeto, está pesquisando os cursos a serem ministrados na segunda etapa.

As escolhas são diversificadas: cabeleleiro, instalador de alarme, help desk, auxiliar administrativo, padeiro, marceneiro, soldador, vendedor de peças de automóveis e muitas outras profissões de sucesso. Parabéns alunos do Projovem por terem dado um passo a mais na vida profissional, quando decidiram fazer o curso.
E, quem esteve recentemente na cidade foi o governador Orlando Pessuti. Ele veio assinar o convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a execução da primeira parte da obra de pavimentação da Estrada dos Pioneiros, que ligará a avenida Celso Garcia Cid, em Londrina, até o jardim Santa Paula, em Ibiporã.
A via de cerca de sete quilômetros promete tornar-se um novo corredor industrial entre os dois municípios, gerando renda e empregos, além de oferecer alternativa viária à movimentada BR-369. Segundo o deputado federal André Vargas (PT), “esta é uma luta antiga da comunidade ibiporãense, agora, muito perto de se tornar realidade".
O convênio assinado prevê a liberação de R$ 5.315.000,00 para a construção de uma trincheira de transposição da linha férrea de um viaduto sobre a BR-369. O custo total da obra é de aproximadamente R$ 17 milhões. Segundo a Prefeitura de Ibiporã, o projeto prevê a terraplenagem, correção do traçado da estrada original, asfaltamento, a transposição da linha férrea e o elevado sobre a BR-369, ligando os jardins Santa Paula e San Rafael.
O viaduto irá retirar da rodovia o fluxo de veículos e pedestres dos bairros e permitirá o acesso dos veículos que chegarem à BR-369 pela Estrada dos Pioneiros.
Outra novidade: Foi estabelecido um acordo,como termo de cooperação, que estipula o início de estudos técnicos para averiguar a possibilidade de criação do sistema de transporte metropolitano integrado nos municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia. Com a assinatura do termo, será formado o Conselho de Transporte Metropolitano, constituído por sete membros.
Caberá ao conselho, analisar se existe viabilidade estrutural e geográfica para instalar o sistema de transporte metropolitano integrado, quais as adaptações necessárias para colocar o projeto em prática (caso seja verificado que é possível tirá-lo do papel) e quanto precisará ser investido para isso.
Farão parte ainda da equipe de pesquisa, técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Estado dos Transportes (SETR), e da Comel, que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ambas as instituições são estaduais.
Caso entre em vigor, o transporte metropolitano integrado permitirá que moradores de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia possam se deslocar entre esses municípios com a mesma passagem. Atualmente, para que um usuário de transporte coletivo de um dos municípios possa se deslocar até o perímetro de outro, para trabalhar ou passear, é necessário pagar uma tarifa de translado até a cidade destino e outra para circular dentro de tal cidade. Com o novo sistema, o usuário passa a pagar apenas uma passagem, tanto para o translado intermunicipal, quanto para usufruir do transporte coletivo dentro dos domínios da cidade visitada.
Na ocasião, Pessuti assinou o contrato para a construção do Centro da Saúde da Mulher e da Criança, que ficará ao lado do UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), na região do Conjunto “Serraia” e entregou uma nova viatura para a Polícia Militar de Ibiporã, que se somará às cinco já existentes. E anunciou para o mês de julho a vinda também de um veículo maior (uma Blazer) para o trabalho ostensivo da ROTAM no município.
O convênio da Estrada dos Pioneiros foi para a liberação de R$ 5,7 milhões para a construção de um viaduto sobre a BR-369, na altura da rotatória do Jardim Santa Paula, além de uma trincheira para a transposição da linha férrea e adequações nas ruas que darão acesso à futura rodovia.

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