Os estilos de redação que são encontrados nas redações dos jornais brasileiros estão muitos ligados aos manuais que são desenvolvidos dentro das próprias redações.
É muito comum o jornalismo brasileiro ser criticado devido ao seu estilo de redação, mais isto está ligado diretamente a fatores culturais, onde a língua e o vocabulário são muitas vezes muito discrepantes em relação com a linguagem oral.
A influencia que os Estados Unidos tem sobre os estilos começa a partir do lead e da pirâmide invertida, estes dois conceitos ou formas de se escrever, foram copiados por brasileiros a partir da década de 20.
Outras formas de se escrever no jornalismo que influenciou muito nos estilos, foi o novo jornalismo e o jornalismo literário. O primeiro traz até o leitor uma forma onde não existe o lead, mas sim todo um enredo onde um personagem vive um fato. É como se fosse parecido com aquelas grandes reportagens da televisão que criam um personagem e após isto vai se criando uma atmosfera em torno dele, para posteriormente se desenvolver um desfecho.
Já o estilo literário, criado nos meados da década de 80, traz de volta os folhetins, onde os jornalistas poderiam exprimir todo o seu talento literário através das paginas do jornal. Porem, este estilo de escrever, está perdendo espaço para o jornalismo factual e informativo.
Já outra influencia do jornalismo norte americano, que mudou muito o conceito, são os gráficos e tabelas que são inseridas nos jornais. Este trabalho de diagramação, trouxe novos recursos tecnológicos e uma maneira mais agradável para o leitor fazer a leitura diária do jornal.
Além disso, com a introdução de pesquisas de opinião, influenciado por jornais como o USA TODAY e o NYT, trouxeram ao leitor uma forma de acompanhar as notícias, além é claro de desenvolver um senso crítico mais aguçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário