terça-feira, 7 de outubro de 2008

Configuração linear

A configuração linear estimula reações diferentes dependendo de sua direção e configuração:
Paralelas - as linhas que correm paralelas ao vídeo - horizontal e verticalmente - dão uma impressão de formalidade, elegância e também de confiança. Se as linhas horizontais e verticais forem, intencionalmente, predominantes na cena, podem ajudar a criar uma atmosfera rude, inflexível e imóvel. P. ex. imagine uma tomada no interior de um presídio.

Anguladas - se as linhas predominantes na imagem forem anguladas em relação aos lados do vídeo, pode resultar numa apresentação de vitalidade, força e até mesmo, excitação. Um close do artista com a cabeça pendida um pouco para o lado, é mais atraente do que se a cabeça estiver em linha reta.
Diagonal - uma tomada de uma fileira de casa feita em ângulo reto, nada tem de “vida” e interesse que tem uma tomada feita em ângulo diagonal (noção de profundidade). Mas se estas linhas forem dominantes podem tornar o ambiente confuso.

Resumindo
Horizontais: calma, repouso, inatividade;
Verticais: sensação de força, estabilidade, aspiração se forem muito altas;
Diagonais: atividade;
Ziguezagues: entusiasmo;
Curvas: Largas: afluência (convergência, abundância)
Suaves: graça, feminilidade.

Movimento
O movimento na imagem está estritamente ligado ao problema do arranjo das linhas na composição. Além do emprego cuidadoso do som, o movimento dentro da cena representa o meio mais dramático de atrair a atenção para o elemento que deve ser o centro de interesse da imagem.
Há dois métodos básicos de utilização do movimento para aumentar a atenção no elemento principal da imagem:

Oposição: opondo o movimento do elemento principal com a direção geral do movimento dentro da cena.
Numa tomada em que um grande número de pessoas está se movimentando do lado esquerdo para o lado direito do vídeo, se uma pessoa estiver lutando para abrir caminho no meio delas, empurrando do lado direito para o lado esquerdo do vídeo, a atenção irá, imediatamente, ser centralizada nela. O efeito será excitante.
Contraste: transformando o elemento principal na única figura imóvel de uma cena movimentada, ou na única figura móvel de uma cena não movimentada.
Imagine, novamente, um grande número de pessoas se movimentando para o lado direito do vídeo. Um pequeno menino sentado no chão e chorando, imediatamente tornar-se-á o centro de interesse. Da mesma maneira imagine um campo de batalha, cheio de corpos tombados. De repente um deles se agita e tenta se levantar. Obviamente o interesse se dirigirá para este movimento.
Resumindo: o movimento reto, de um lado para o outro do vídeo é desinteressante. É muito mais excitante se for diagonal, particularmente se ele se opuser à direção geral do movimento na cena.
O interesse se prende na única parte imóvel de uma cena movimentada, ou na única parte móvel de uma cena sem movimento.
Tom e Cores
Um ponto luminoso colocado ao lado do elemento principal, por exemplo, pode distrair a atenção do telespectador para fora do centro de interesse, que deve ser colocado, sempre que possível, na parte mais clara da cena; ou deve conter o maior contraste tonal da imagem.
Se os tons mais escuros da cena puderem ser arranjados próximos à borda do vídeo, o resultado será a atenção de uma base notável, para o centro de interesse: o elemento principal se apoiará, quase naturalmente, sobre a base mais escura. Este arranjo fica muito bom com uma triangulação na composição.
Cores
As cores também podem simbolizar significados e reações emocionais.
Vermelho: excitante, ativo, fervoroso;
Laranja: vivo, enérgico, forte;
Amarelo: Alegre, inspirador, vital;
Verde: pacífico, refrescante, apaziguante;
Azul: inibido, discreto, sensação de infinito;
Roxo: solene, fúnebre, enlutado;
Branco: puro, limpo, juvenil, espiritualidade;
Preto: ameaçador, deprimente, sensual, misterioso.

Na TV colorida as cores do segundo plano não devem mudar muito violentamente quando duas tomadas são entrecortadas na mesma cena.

Nenhum comentário: